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Coronavírus País

IPO de Coimbra cria mais dois postos de atendimento para trabalhadores

Foto IPO Coimbra
Foto IPO Coimbra

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra anunciou hoje a criação de mais dois postos de atendimento aos seus profissionais para despistar eventuais sintomas de infeção da covid-19.

Os dois postos, refere um comunicado enviado à agência Lusa, destinam-se a avaliar a temperatura dos profissionais, bem como à monitorização diária dos colaboradores através de um formulário eletrónico, com o objetivo de “identificar precocemente sintomas sugestivos da covid-19”.

“No contexto do quadro epidemiológico, o IPO de Coimbra tem vindo a implementar um conjunto de medidas que garantam, simultaneamente, a proteção dos seus doentes e profissionais de saúde”, salienta a nota, referindo que, no dia 16, já tinham sido criados dois postos de atendimento prévio destinados à avaliação da situação dos doentes e acompanhantes.

Os profissionais contam, ainda, com uma linha telefónica e atendimento presencial para apoio e aconselhamento psicológico, com o objetivo de minorar o impacto da crise e favorecer respostas adaptativas ao stress.

“Estas medidas revestem-se da maior importância, uma vez que contribuem para a segurança e bem-estar dos nossos doentes e profissionais”, sublinha o comunicado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Em Portugal, registaram-se 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

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