>
País

Imprensa nacional unida contra a pirataria

None

Os 20 directores de 22 jornais portugueses uniram-se hoje contra a pirataria destas publicações, uma “clara violação” dos direitos de autor, e alertaram que, “além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade” financeira destes órgãos de comunicação social.

De acordo com uma carta dirigida aos leitores e publicada em cada um destes diários e semanários, “diariamente, versões em [formato] PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas” por correio eletrónico, pela aplicação de mensagens WhatsApp ou através das redes sociais.

Esta missiva é assinada pelos diretores dos seguintes jornais: Jornal de Notícias, Negócios, Record, Meios e Publicidade, Visão Júnior, Sábado, Diário de Notícias, Jornal Económico, Expresso, Jornal de Artes Letras e Ideias, O Jogo, Visão, Público, Executive Digest, Marketeer, Sol, i, Correio da Manhã, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática e A Bola.

Os dirigentes destes 22 órgãos de comunicação social alertam que a pirataria é “uma clara violação” dos direitos de autor e que a partilha das versões falsificadas destas publicações, “além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente”.

A pirataria “no limite coloca em causa milhares de postos de trabalho”, prossegue a carta, pedindo aos leitores que digam “não à pirataria e sim à informação de qualidade”.

“Na atual situação extraordinária em que vivemos a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada”, explicitam os diretores destes jornais.

A exigência pedida ao jornalismo, prosseguem, apenas é possível porque, em cada um destes órgãos de comunicação social há “dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas”.

De acordo com o Expresso, assinam o documento:

João Vieira Pereira, Expresso

André Veríssimo, Negócios

Bernardo Ribeiro, Record

Carla Borges Ferreira, Meios & Publicidade

Cláudia Lobo, Visão Júnior

Domingos Andrade, Jornal de Notícias

Eduardo Dâmaso, Sábado

Ferreira Fernandes, Diário de Notícias

Filipe Alves, Jornal Económico

José Carlos de Vasconcelos, Jornal de Artes Letras e Ideias

José Manuel Ribeiro, o Jogo

Mafalda Anjos, Visão

Manuel Carvalho, Público

Maria João Vieira Pinto, Executive Digest e Marketeer

Mário Ramires, Sol e “i”

Octávio Ribeiro, Correio da Manhã

Rui Tavares Guedes, Courrier Internacional

Sérgio Magno, Exame Informática

Tiago Freire, Exame

Vítor Serpa, a Bola

Fechar Menu