>
País

Espanha soma 43 mortes na última semana e 271 novos casos em 24 horas

O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje 43 mortes devido à covid-19 durante a última semana, aumentando para 27.125 o número total de óbitos, quatro nas últimas 24 horas, nas quais foram registados 271 novos casos positivos.

Desses novos casos, um aumento de 84 contágios de sexta para sábado, 95 foram comunicados por Madrid e 88 pela Catalunha, com quatro e 13 novas vítimas mortais, respetivamente, enquanto na região de Estremadura o número de mortos é de seis, nos últimos sete dias.

Os números são disponibilizados pelo departamento de Salvador Illa, o ministro da Saúde espanhol, que na segunda-feira modificou o sistema de compilação de dados para obter informação individualizada de cada caso nas comunidades autónomas, corrigir séries e eliminar duplicações.

Os dados situam a taxa de incidência cumulativa (casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes) em 6,01%, se bem que com enormes diferenças de acordo com as regiões, que vão desde os 23,59% de Ceuta e 16,04% de Catalunha a níveis inferiores a 1% em Melilha, Andaluzia e Galiza.

Os 239.228 casos confirmados que o departamento totaliza desde o início da pandemia são menos 336 do que os reportados na sexta-feira, embora o ministério tenha advertido que está a fazer uma validação individual dos casos, razão pela qual pode haver discrepâncias em relação à contagem dos dias anteriores.

Nos últimos 14 dias, são 6.891 os contágios confirmados, situando a taxa de incidência cumulativa para um total de 14,65% em Espanha, durante esse período.

Na última semana, 287 pessoas foram hospitalizadas, com o total de doentes que necessitaram de internamento nos centros de saúde a situar-se nos 123.987.

O país decretou o estado de emergência em 14 de março para travar a expansão da pandemia, estando a meio de um processo de desmantelamento das medidas tomadas de confinamento que tem ritmos diferentes nas várias regiões e que termina no final de junho.

Espanha já anunciou que vai abrir as fronteiras, nomeadamente ao turismo internacional, a partir do início de julho, na mesma altura em que acaba a obrigação de cumprir uma quarentena de 14 dias para todos os que veem do exterior.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 364 mil mortos e infetou mais de 5,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,4 milhões de doentes foram considerados curados.

AXYG (FPB) // MLM

Fechar Menu