>
País

Espanha reabre as fronteiras com Portugal e França em 22 de Junho

Foto MIGUEL RIOPA/ AFP
Foto MIGUEL RIOPA/ AFP

Espanha vai levantar as restrições à entrada de pessoas nas fronteiras com Portugal e França a partir de 22 de junho, anunciou hoje a ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto.

“No caso de França e de Portugal, quero confirmar que a partir de 22 de junho as restrições à mobilidade terrestre serão eliminadas”, disse a ministra, num encontro com a imprensa internacional, acrescentando que “em princípio, as quarententas serão eliminadas”.

O Governo espanhol antecipa assim a data de abertura das fronteiras em uma semana, depois de ter anunciado em 25 de maio que ia levantar as restrições ao movimento de pessoas, nomeadamente a turistas estrangeiros, apenas em 1 de julho.

As autoridades espanholas encerraram as fronteiras em meados de março, com a entrada em vigor do estado de emergência, exceto a residentes, trabalhadores transfronteiriços e camionistas, a fim de impedir a propagação do coronavírus.

O fim das restrições nas fronteiras terrestres “é muito importante porque nos permitirá recuperar um grande volume de turistas, franceses e portugueses”, sublinhou Reyes Maroto.

A Espanha tem em vigor de 15 de maio a 01 de julho uma quarentena de 14 dias para os viajantes que chegam do estrangeiro que, segundo a ministra, vai continuar até ao fim do corrente mês para as chegadas por via aérea ao país.

“Existe atualmente um debate para abolir esta quarentena antes de 01 de julho, tendo em conta a melhoria dos resultados epidemiológicos em Espanha”, afirmou.

Reyes Maroto insistiu que não podia dar hoje “qualquer certeza, (...) mas se as condições forem adequadas para eliminar a quarentena antes de 01 de julho” isso será feito.

O estado de emergência vai terminar em Espanha à meia-noite de 20 de junho, depois de ter sido prorrogado uma última vez na quarta-feira pelo parlamento.

Quando o estado de emergência for levantado, “estas restrições serão eliminadas e a mobilidade será retomada com estes países muito importantes”, afirmou a ministro.

As novas informações sobre o plano espanhol de reabertura das fronteiras, que irá permitir a retoma do turismo, um setor vital para a economia do país, são conhecidas depois de a França ter manifestado que era favorável a que a Europa permitisse a livre circulação interna das pessoas a partir de 15 de Junho.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português manifestou-se hoje surpreendido com o anúncio por Espanha de uma reabertura da fronteira comum a 22 de junho e sublinhou que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa “é naturalmente Portugal”.

“Fomos surpreendidos com estas declarações da ministra responsável pelo Turismo [de Espanha], que ‘anuncia’ a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha para o próximo dia 22 de junho”, disse Augusto Santos Silva à Lusa, frisando que o anúncio “não se inscreve” no quadro de “cooperação estreita” entre os dois Governos para a gestão da fronteira comum.

Portugal tem as suas fronteiras fechadas e o Governo português tinha manifestado na terça-feira a intenção de prolongar o fecho até ao final do mês, devido às restrições impostas pela Espanha.

“Nós, neste momento, temos a fronteira terrestre encerrada até 15 de junho. Iremos analisando essa situação. Eu admito que, se as próprias autoridades espanholas já disseram que antes de 01 de julho não haverá liberdade de circulação, provavelmente temos de manter encerrada a fronteira terrestre todo este mês de junho”, afirmou na terça-feira o ministro da Administração Interna português.

Eduardo Cabrita sublinhou na altura que não faria sentido “reatar a fronteira terrestre enquanto em Espanha existir uma situação epidemiológica que exige acompanhamento e enquanto existir uma quarentena interna”.

A responsável do Turismo de Espanha também avançou hoje que o seu ministério está a trabalhar na realização de experiências turísticas em determinadas regiões, a partir da segunda quinzena de Junho e avançou que o operador turístico TUI tem previsto levar 6.000 turistas alemães a visitar o arquipélago espanhol das Baleares, no Mediterrâneo.

Fechar Menu