País

Dívida pública portuguesa atinge novo recorde em Novembro de 251,48 mil milhões

None

A dívida pública aumentou 400 milhões de euros em Novembro, face a outubro, para os 251,48 mil milhões de euros, atingindo um novo recorde, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Para este aumento contribuíram essencialmente os empréstimos e as emissões de títulos de dívida, refere a instituição.

Em Dezembro, a dívida pública deverá baixar por causa do pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciado no mês passado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

De acordo com o BdP, os activos em depósitos das administrações públicas reduziram 0,2 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 0,6 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 225 mil milhões de euros.

Centeno anunciou em 10 de Dezembro que Portugal concretizou o pagamento do total da dívida ao FMI, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros.

Mário Centeno disse que o pagamento total do empréstimo ao FMI ascende a 28 mil milhões de euros, estimando que as poupanças com o pagamento antecipado do que faltava, de 4,7 mil milhões, totalizam cerca de 100 milhões de euros.

No total, as poupanças acumuladas ao longo dos últimos dois anos serão de 1,16 mil milhões de euros, adiantou Centeno.

O ministro afirmou ainda que o Governo mantém os objectivos para 2018 e 2019 de redução do rácio da dívida no PIB para 121,2% e 118,5%, respectivamente.