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BPI lança medidas de apoio às empresas para mitigar os efeitos da crise do Covid-19

Apoios incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades em TPA para comerciantes e o alargamento dos serviços nos canais digitais e automáticas

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O BPI anuncia o lançamento de um pacote de medidas para apoiar as empresas cuja actividade se encontra afectada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19.

“O objectivo destas medidas extraordinárias é reduzir a pressão sobre a tesouraria das empresas, grandes e pequenas, de todos os sectores de actividade, num contexto em que a sua actividade corrente – produtiva e/ou comercial – sofreu um impacto excepcional, originando uma redução do volume de negócios”, explica o banco em comunicado.

Estes apoios incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades em TPA para pequenos comerciantes e o alargamento dos serviços nos canais digitais e automáticos.

Linha Capitalizar 2018-COVID-19

Com uma dotação global de 200 milhões de euros, a Linha de Crédito Capitalizar 2018 - COVID-19 foi lançada pelo Governo e já está a ser dinamizada proactivamente pelo BPI junto dos Clientes mais afectados pela pandemia COVID-19. Esta linha terá um prazo de vigência até 31 de Maio de 2020, podendo este prazo ser prorrogado caso as circunstâncias o justifiquem.

A linha prevê uma dotação de 160 milhões de euros para ‘Fundo de Maneio’ e de 40 milhões de euros para ‘Plafond de Tesouraria’, com um montante máximo por empresa de 1,5 milhões de euros.

“Todas as empresas são elegíveis, independentemente da sua dimensão”, esclarece o BPI.

Isenções nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para comerciantes

Para facilitar a operação diária dos comerciantes em segurança e facilitar a aceitação de pagamentos de baixo montante, o BPI eliminou a comissão mínima nas transacções realizadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA).

O BPI decidiu igualmente suspender a cobrança da mensalidade do TPA para comerciantes que encerrem a sua actividade por dificuldades temporárias.

Esta isenção durará durante todo o período em que se mantenha o encerramento do estabelecimento.

“Estas medidas permitem apoiar um sector que enfrenta uma diminuição significativa da sua actividade económica e promover a utilização e aceitação de pagamentos electrónicos, reduzindo a necessidade de manuseamento de notas e moedas”, sustenta o banco.

Alargamento dos serviços para empresas nos canais digitais e automáticos

Além destas medidas de apoio à Tesouraria, o BPI está também a flexibilizar as formas de adesão ao ‘homebanking’ de empresas – BPI Net Empresas – e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O banco está igualmente a fomentar a utilização de zonas automáticas para as operações que eram realizadas nos balcões e nos centros de empresas (como depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas), nomeadamente através máquinas Self-Service e ATM instaladas nos balcões BPI (mais de 150 em todo o país).

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