>
Mundo

Venda de adesivos de nicotina limitada nas farmácias em França

A venda de adesivos de nicotina e outros substitutos de tabaco em França fica limitada a partir de hoje nas farmácias e suspensa na internet devido ao aumento da procura desta substância.

A suspensão da venda foi publicada hoje pelas autoridades francesas até ao final da quarentena, que termina a 11 de maio. Para quem está a fazer tratamentos para parar de fumar, as compras na farmácia ficam limitadas a um mês de substituto de cigarros.

Segundo investigadores em França, a nicotina pode ter um efeito protetor contra a infeção pelo novo coronavíus, que provoca a doença covid-19, estando já previstos testes com adesivos de nicotina.

A hipótese é apoiada pelo baixo número de fumadores entre os doentes com covid-19 hospitalizados, segundo vários estudos em todo o mundo, com taxas que variam entre 1,4 e 12,5%, afirma a agência de notícias francesa, AFP.

O texto publicado hoje no equivalente francês ao Diário da República estabelece que “o número de caixas dispensadas deve estar inscrita no dossier farmacêutico, quer o paciente apresente ou não a receita médica”.

No início da semana, e perante vários estudo que davam a utilização de nicotina como pista de pesquisa para eliminar o covid-19, o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon, indicou que quem não fuma ou não está a fazer tratamento para parar de fumar não deve usar essa substância.

“Quem não fuma não deve absolutamente utilizá-los [adesivos de nicotina], já que há muitos efeitos secundários: vómitos, náuseas e adição à nicotina”, explicou Salomon.

Fechar Menu