>
Mundo

Turquia reabre algumas mesquitas ao fim de 74 dias de confinamento

Foto EPA
Foto EPA

As cerimónias religiosas muçulmanas das sextas-feiras realizaram-se hoje pela primeira vez na Turquia, ao fim de 74 dias, após a abertura de algumas mesquitas como parte do plano de “desconfinamento” face à pandemia de covid-19.

Em algumas mesquitas os fiéis puderam juntar-se em oração, sobretudo nos espaços exteriores dos templos.

As autoridades pediram às pessoas para trazerem os seus próprios tapetes de oração e manterem a distância de segurança sanitária de 1,5 metros.

A abertura parcial das mesquitas acontece numa altura em que as autoridades registam um abrandamento no número de óbitos e infetados pela pandemia.

Ao fim do dia vão realizar-se orações na mesquita Hagia Sofia, de Istambul, a principal catedral do Império Bizantino convertida em templo muçulmano, pelo Império Otomano em 1453.

Na quinta-feira, o chefe de Estado turco anunciou os planos de levantamento das restrições aos movimentos entre cidades e autorizou a partir do dia 01 de junho a reabertura de restaurantes, cafés, centros desportivos, praias e museus.

Desde que foi identificado o primeiro caso de contágio no país, em meados de março, e até quinta-feira, a Turquia registou 4.461 mortos, mas os números baixaram de cerca de 130 nos piores dias para entre 25 e 30 na semana pasada, segundo o ministério da Saúde turco.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Fechar Menu