>
Mundo

Rainha dirige-se aos britânicos a 8 de Maio para assinalar Dia da Vitória

A Rainha Isabel II vai dirigir-se de novo aos britânicos no dia 08 de maio, no âmbito das comemorações do 75.º aniversário do Dia da Vitória dos exércitos aliados sobre as tropas nazis, cujos festejos foram reduzidos devido à pandemia covid-19.

A monarca vai ler uma mensagem às 21:00, a mesma hora a que o pai, Jorge VI, falou para a rádio, em 1945, anunciou hoje o ministério da Cultura, responsável pelo programa de celebrações.

A comunicação de Isabel II pela televisão será a segunda no espaço de cinco semanas, após uma intervenção no início de abril à qual assistiram mais de 24 milhões de pessoas.

Logo a seguir, os britânicos são encorajados a vir à janela ou porta para cantar em coro a popular canção “We’ll Meet Again”, de Vera Lynn, composta no início do conflito para tentar encorajar o país, a qual a rainha citou a propósito do desafio colocado pelo novo coronavírus.

O 08 de maio de 1945 passou a ser designado o Dia da Vitória na Europa [VE Day] por ter sido a data em que os países Aliados aceitaram a rendição condicional da Alemanha nazi, pondo fim à Segunda Guerra Mundial na frente europeia, levando centenas de milhares de pessoas a celebrar nas ruas de Londres.

O Rei Jorge VI e primeiro-ministro, Winston Churchill, saudaram os populares da varanda do Palácio de Buckingham, enquanto a então jovem princesa Isabel e a irmã Margarida se juntaram à multidão para celebrar nas ruas da capital.

A efeméride levou o governo de Boris Johnson a mudar o habitual feriado da primeira segunda-feira de maio para a sexta-feira 08 de maio, tendo inicialmente previsto uma série de eventos nas ruas, como desfiles com veteranos em várias partes do país e a permissão aos bares para ficarem abertos mais duas horas, até à 01:00, no fim-de-semana.

Porém, devido ao regime de confinamento decretado em 23 de março e às medidas de distanciamento social que visam proteger as pessoas mais vulneráveis, em especial os idosos, o programa foi alterado.

“Embora agora tenhamos de celebrar o VE 75 nas nossas casas e às nossas portas, e não em desfiles e festas de rua, acredito que o país se vai unir para marcar aquela ocasião histórica. Nestes tempos difíceis, os eventos de recordação são ainda mais significativos”, disse o ministro da Cultura, Oliver Dowden, hoje num comunicado.

As comemorações nacionais vão começar às 11:00 com dois minutos de silêncio e durante o dia terão lugar várias formas de celebração, como a leitura, pelo Príncipe Carlos, de um excerto do diário do avô em que este descreve o dia, incluindo quando saiu à varanda do palácio para acenar aos populares.

O Reino Unido registou 21.678 mortos durante a pandemia covid-19, de acordo com o balanço de terça-feira do ministério da Saúde britânico, que a partir de hoje, pela primeira vez, também vai passar a incluir informação sobre os óbitos fora dos hospitais.

Fechar Menu