>
Mundo

Mais quatro casos em Moçambique e total sobe para 737

Foto EPA
Foto EPA

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais quatro casos positivos de covid-19, elevando o total de infectados pelo novo coronavírus para 737 e mantendo-se os cinco óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

“Todos os casos reportados hoje são de cidadãos moçambicanos”, disse Rosa Marlene, na actualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

Do total de casos registados hoje, dois são da província de Niassa e dois da cidade de Maputo.

Os quatro novos doentes, um dos quais menor de cinco anos, encontram-se em isolamento domiciliar e “decorre o processo de identificação de possíveis contactos”, acrescentou a directora nacional de Saúde Pública.

Do total de 737 casos registados em Moçambique, 667 são de transmissão local e 70 são importados, havendo registo de cinco mortos e nove internados.

“Todos os internados apresentam sintomatologia leve a moderada e boa evolução clínica”, avançou Rosa Marlene.

O Ministério da Saúde indicou ainda que 181 pessoas estão recuperadas.

Do total de 550 casos activos, a província de Nampula lidera com o maior número de infecções, com 218 casos, seguida de Cabo Delgado, com 125, estando os restantes distribuídos entre as outras províncias.

Desde o anúncio do primeiro caso em Moçambique, em 22 de Março, foram feitos 24.348 testes e foram submetidas a quarentena cerca de 19 mil pessoas das mais de um milhão rastreadas.

Um total de 2.520 continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde moçambicanas.

Moçambique vive em estado de emergência desde 01 de abril, prorrogado por duas vezes até 29 de Junho.

Estão em vigor várias restrições: todas as escolas estão encerradas, espaços de diversão e lazer também estão fechados, estão proibidos todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, se não tiver motivos essenciais para tratar.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 468 mil mortos e infectou quase 9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu