>
Mundo

França vai testar 1,3 milhões de pessoas na região de Paris

O Governo francês anunciou hoje que vai fazer testes sistemáticos, voluntários e gratuitos à população em zonas consideradas de risco para identificar focos latentes de covid-19, incluindo 1,3 milhões de pessoas na região de Paris.

A expansão do programa de testes ao novo coronavírus foi anunciada pelo ministro da Saúde, Olivier Veran, numa entrevista ao diário Le Monde, que precisou que as autoridades vão enviar vales que podem ser trocados por testes num laboratório à escolha.

“O objetivo é identificar focos latentes, ou seja, concentrações invisíveis de pessoas assintomáticas”, disse Veran ao jornal.

A primeira fase será na região parisiense, onde cerca de 1,3 milhões de pessoas de 30 municípios da Île-de-France vão ser testadas, estendendo-se depois a outras zonas do país, em função da resposta dos cidadãos.

O ministro disse ainda que França está a preparar-se para uma segunda vaga de infeções, reforçando a reserva de medicamentos de reanimação e a capacidade das unidades de cuidados intensivos.

No pico da pandemia, em abril, França chegou a ter 70.000 pessoas em cuidados intensivos, número que desceu para os atuais 700 doentes em tratamento intensivo.

“Tudo faremos para evitar ter de voltar a confinar o território”, disse o ministro, admitindo impor novas restrições em determinadas zonas ou voltar a decretar o estado de emergência, previsto terminar a 11 de julho.

Desde o início da pandemia, França registou 29.731 mortes associadas à covid-19, cerca de dois terços das quais ocorreram em hospitais e um terço em residências de idosos.

Em termos de infeções por coronavírus, o país identificou até agora 161.348 casos.

Fechar Menu