>
Mundo

Espanha com total de 27.134 mortes e apenas uma nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde espanhol registou uma morte por covid-19 nas últimas 24 horas e 52 nos últimos sete dias, sendo o total de mortes no país devido à pandemia de 27.134.

Segundo os números divulgados, há 177 novos casos diagnosticados com a doença, elevando para 240.978 o total de infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.244 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 162.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

“A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores”, avisam os serviços sanitários espanhóis.

Espanha prolonga por mais duas semanas, a partir de domingo e até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março.

O Governo espanhol aprovou hoje mais uma etapa, a implementar na segunda-feira, no alívio das medidas de confinamento em vigor desde meados de março para lutar contra a pandemia.

As regiões espanholas mais povoadas de Madrid e Barcelona vão passar à chamada “fase dois” das dimensões de desconfinamento, podendo-se por exemplo passar a realizar, a partir desse dia, reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos.

O plano de desmantelamento das medidas de luta contra a pandemia deverá terminar no final do corrente mês, quando se chegar à “nova normalidade”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infectou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando sectores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Fechar Menu