>
Mundo

Angola soma dois novos casos de infecção, 60 no total

Foto EPA
Foto EPA

Angola regista dois novos casos de infecção pela covid-19, elevando para 60 o número total de doentes no país, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda.

Segundo Franco Mufinda, um dos novos casos é o de um cidadão guineense de 25 anos do bairro Hoji Ya Henda (Luanda) que se encontra sob cerca sanitária e onde reside o “caso 31”, um comerciante da Guiné-Conacri que regressou de Portugal no dia 17 de Março.

O outro é relativo a uma cidadã angolana, também de 25 anos, residente no município do Kilamba Kiaxi, igualmente na capital angolana.

Foi ainda registado mais um doente recuperado, uma técnica cubana que chegou a Luanda no dia 10 de Abril integrada num contingente de mais de 200 especialistas daquele país.

Angola conta, assim, com 60 casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais três óbitos, 18 recuperados e 39 activos internados e clinicamente estáveis, contabilizando 32 casos de transmissão local

A quarentena institucional acumula até agora 1.077 pessoas e nove tiveram alta.

O país, onde chegaram mais 25 toneladas de materiais de biossegurança provenientes da China, tem 849 casos suspeitos e 1.194 estão sob vigilância.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infectou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em África, há 2.997 mortos confirmados, com mais de 95 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infecções (1.109 casos e seis mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (719 casos e sete mortos), Cabo Verde (356 casos e três mortes), São Tomé e Príncipe (258 casos e 11 mortos), Moçambique (162 casos) e Angola (58 infectados e três mortos).

Fechar Menu