Madeira

Vice-presidente da ALRAM recebe representação do Curso de Defesa Nacional

None

A vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Fernanda Cardoso, recebeu, esta quarta-feira (dia 10 de Abril), o Director do Instituto da Defesa Nacional (IDN), o Major-General Vítor Viana, os subdirectores do Curso de Defesa Nacional (CDN), Coronel João Assis Barbas e Tenente-coronel Domingos Rodrigues, e cinco auditores do Curso de Defesa Nacional 2018/2019.

Após a audiência, a vice-presidente proferiu umas palavras de boas vindas e deu a conhecer a composição da Assembleia e o seu modo de funcionamento, abordando ainda questões relacionadas com “os três pilares do desenvolvimento Regional: a autonomia, a integração europeia e a estabilidade governativa”.

Em véspera de eleições europeias, explicou de uma forma mais exaustiva o Estatuto da Ultraperiferia, as negociações do próximo Quadro Financeiro Plurianual e a importância da Zona Fraca da Madeira para a economia Regional e Nacional.

Em resposta a algumas questões explicou a evolução da autonomia em sede constitucional e aquilo que são as ambições dos madeirenses para o futuro.

Outra questão debatida neste encontro relacionou-se com as relações institucionais entre a Assembleia Legislativa da Madeira e a Assembleia da República.

No final, foi feita uma visita guiada aos representantes do Curso de Defesa Nacional e aos 47 auditores do CND ao edifício sede da Assembleia Legislativa e Capela de Santo António da Mouraria.

De referir que o Curso de Defesa Nacional tem, entre outros, como objectivos: fomentar a formação para uma cultura estratégica de segurança e de defesa, habilitando cidadãos nacionais e estrangeiros para uma cidadania plena e efectiva; potenciar a consciencialização da sociedade civil para as questões da segurança e da defesa e promover o estudo e a investigação científica nos domínios da segurança e da defesa.