Madeira

Verão antecipado também aqueceu a Costa Norte

None

Nesta terça-feira soalheira confirmou-se a previsão de mais um dia de temperaturas altas (para a época) em várias localidades da Madeira. Com destaque para a costa Norte e em particular para São Vicente, que ao final da manhã registou a temperatura mais alta de hoje (até às 16 horas), com o termómetro a chegar aos 23,0ºC (11:20). Apesar de mais amena, foi também significativa para a época os outros registos da temperatura máxima do ar sentidos nas outras duas sedes de concelho situadas no Norte da ilha da Madeira: Porto Moniz (21,0ºC) e Santana (20,1ºC).

Acima da fasquia dos 20 graus, destaque igualmente para as temperaturas altas que hoje foram se fizeram sentir em localidades situadas em cotas elevadas - entre os 500 e os 1000 metros -, como Quinta Grande (21,3ºC), Monte (20,6ºC) e Lombo da Terça/Achadas da Cruz (21,3ºC). Registe-se a curiosidade invulgar de ao início da madrugada a temperatura sentida na Quinta Grande situar-se acima dos 20 graus (20,2ºC/01:20).

Na baixa do Funchal, que ontem aqueceu até uns invejáveis 25,0ºC (Observatório) - temperatura máxima recorde do ano - hoje ‘ficou-se’ pelos 22,9ºC, correspondendo ao valor máximo apontado no início da semana pelo IPMA.

A zona do Areeiro voltou a ser a menos quente da Região, ainda assim o pico atingiu a agradável temperatura de 15,4ºC, a máxima mais baixa entre as 20 estações da rede de observação do IPMA no Arquipélago.

No que diz respeito às temperaturas mínimas do ar, a mínima mais baixa foram 7,7ºC registados na Bica da Cana ao amanhecer (07:40). Já a mínima mais alta ficou-se pelos amenos 17,3ºC e foi sentida no Lido (06.20). Destaque para a escassa amplitude térmica registada nesta estação (3,2ºC), uma vez que o extremo da temperatura máxima, até meio da tarde, ficava-se pelos 20,5ºC.

Neste dia atípico, já com algum vento a anunciar a previsão ventosa que deverá predominar esta quinta-feira – IPMA já emitiu aviso amarelo para as regiões montanhosas da Madeira, prevendo rajadas até 95 km/h entre as 09.00 e as 21.00 – a Ponta de São Jorge registou a rajada mais forte (50 km/h às 10:00), seguido do Lido (46 km/h às 11:10).

Temperaturas amenas do mar à serra

Amanhã, o último dia desta vaga de tempo seco e quente em pleno Inverno, os extremos da temperatura do ar poderão ultrapassar os valores hoje registados e atingir, no que diz respeito à máxima, temperaturas semelhantes às registadas ontem.

Esta segunda-feira as temperaturas mais altas foram registadas nas seguintes estações meteorológicas: Funchal/Observatório (25ºC), Lugar de Baixo (23,8ºC), Monte (22,6ºC), Quinta Grande (22,0ºC), Lido e São Vicente (21,8ºC), Porto Moniz e Ponta do Pargo (21,3ºC), Lombo da Terça (20,8ºC) e Santana (20,0ºC).

A confirmarem-se as previsões do IPMA, amanhã será também o último após mais de semana e meia de tempo praticamente seco. Os últimos registos de precipitação com algum significado remontam ao dia 1 de Fevereiro.