>
Madeira

Túnel da Tabua reabriu hoje

Tal como havia anunciado a Secretaria Regional de Equipamentos e Infra-estruturas, através da Direcção Regional de Estradas, o Túnel da Tabua, que se encontra a ser alvo de trabalhos com vista à reparação total, reabriu hoje à tarde, dia 6 de Junho, ao trânsito, embora de forma condicionada.

Recorde-se que o Túnel da Tabua ficou danificado após uma queda de pedras ocorrida no passado dia 21 de Janeiro, que provocou danos na estrutura de betão armado que servia de protecção à via, levando à rotura da abóbada e das armaduras.

Seguiram-se trabalhos de saneamento da encosta, provocando a queda de maciços rochosos que se encontravam instáveis, remoção de blocos que ficaram depositados sobre a estrutura de protecção, substituição de luminárias danificadas e colocação de uma estrutura metálica de protecção provisória.

A operação de reparação total da estrutura foi retomada há duas semanas, após a conclusão do fabrico do molde e estrutura metálica de suporte à execução dos trabalhos necessários.

Em comunicado de imprensa, o secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, agradeceu à VIAEXPRESSO, S.A. “a celeridade e responsabilidade com que efectuaram esta primeira fase dos trabalhos, de forma a que o túnel reabrisse ao fim de duas semanas, como inicialmente divulgado, precisamente num momento em que as actividades e fase da obra o permitem”.

Assim, está, a partir de hoje, garantida uma faixa de rodagem para veículos ligeiros na circulação do túnel da Tabua.

Os trabalhos, que estão a ser executados pela VIAEXPRESSO, S.A., incluem a remoção da estrutura de protecção provisória, reparação/reabilitação da abóbada, com remoção das partes danificadas, substituição e reforço de armaduras, preparação e montagem do molde e a sua betonagem.

A intervenção está devidamente sinalizada, pelo que o executivo solicita aos utentes “a necessária compreensão e o escrupuloso cumprimento da sinalização e das indicações que forem dadas no local”.

Fechar Menu