Madeira

Temperatura rondou os zero graus nos pontos mais altos da ilha da Madeira

Chuva acompanhada de algum vento e ligeira subida da temperatura na previsão para este sábado na Madeira

None

Rondou os zero graus a temperatura ao início da manhã desta sexta-feira nos pontos mais altos da ilha da Madeira, com a estação do Pico do Areeiro, a mais elevada da rede de observação meteorológica do IPMA na Madeira, a marcar 0,8ºC às 08:40. Esta foi a temperatura mínima registada hoje (até às 19 horas), a segunda mais baixa deste ano, depois dos 0,6ºC sentidos na Bica da Cana no passado sábado, dia 5.

Quase geladas foram também as temperaturas mínimas verificadas hoje na Bica (1,1ºC) e no Chão do Areeiro (1,7ºC), e ainda no Pico Alto (4,4ºC) e no Lombo da Terça (5,5ºC). O acentuado arrefecimento nocturno também fez-se sentir, uma vez mais, em localidades como Santo da Serra (8,5ºC), São Vicente (9,3ºC) e Santana (9,4ºC). De resto, hoje as temperaturas no topo da ilha mantiveram-se abaixo dos dois dígitos, com máximas de 6,6ºC no Pico do Areeiro, de 8,2ºC no Chão do Areeiro, e de 9,2ºC na Bica da Cana.

Onde menos o frio apertou voltou a ser no Lugar de Baixo (15,6ºC), no Lido (15,3ºC), no Observatório (15,2ºC) e no Aeroporto da Madeira (15,1ºC).

Durante o dia, sobretudo entre o final da manhã e início da tarde, enquanto o sol ainda brilhou, as máximas desta sexta-feira conseguiram superar o valor da previsão (19ºC), tendo alcançado os 20,9ºC no Lido (12:30). Com 20 ou mais graus também o Lugar de Baixo (20,7ºC), o Observatório (20,1ºC) e o Caniçal (20,0ºC), foram as zonas ‘mais quentes’ neste final de semana.

Apesar de a previsão para hoje apontar para a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir da tarde, até ao início da noite (19 horas) não havia qualquer registo de precipitação nas duas dezenas de estações que compõem a rede do IPMA na Madeira. O frio esse parece certo (2,6ºC no Pico do Areiro às 19 horas).

Períodos de chuva ou aguaceiros que devem mesmo surgir este sábado com previsão de ligeira subida da temperatura (16ºC de min. 20ºC de máx. no Funchal), juntamente com algum vento - moderado (25 a 35 km/h) predominando de leste, soprando forte (35 a 45 km/h) nas zonas montanhosas a partir da manhã, por vezes com rajadas até 70 km/h.