Madeira

Susana Prada realça importância da reflorestação

None

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais esteve esta manhã no Montado do Pereiro, numa acção de reflorestação, integrada no Dia do Voluntariado da Caixa de Geral de Depósitos.

Nesta iniciativa de cariz ambiental, educativo e de cidadania, Susana Prada aproveitou para reforçar “a importância do trabalho que está a ser feito nas áreas de gestão pública, cujos resultados só serão visíveis por mais alguns anos, mas que acautelam os interesses desta e das gerações vindouras”.

“Ao reflorestarmos, estamos a preparar a floresta para ser mais resistente ao fogo, uma vez que as espécies aqui plantadas têm essas características. Estamos, também, a prevenir as aluviões, uma vez que, como sabemos, a vegetação trava a erosão do solo, para além que contribuímos para aumentar as disponibilidades hídricas, incrementando a captação e a infiltração de água, através do nevoeiro (precipitação oculta)”, reforçou.

A governante com a pasta do Ambiente, realçou também a importância de iniciativas deste género. “Temos de contar com a colaboração de todos nesta gigantesca tarefa, pelo que todas as iniciativas de cidadania com ênfase ambiental são sempre bem-vindas”, vincou.

De referir que esta acção voluntária de plantação levou cerca de 55 colaboradores da Caixa Geral de Depósitos às serras do Funchal, promovendo, em simultâneo, o envolvimento social/ cidadania e o respeito e a preservação do ambiente e do património natural.

Recorde-se que a acção de reflorestação de funcionários da CGD na Madeira, que estava inicialmente prevista para ocorrer no Chão das Galinhas, foi impedida por um privado, realizando-se num terreno alternativo.