Madeira

PTP quer que a Região siga a estratégia europeia para a deficiência

None

A candidatura do PTP/Madeira ao Parlamento Europeu realizou, este domingo, uma iniciativa política, com o objectivo de “alertar para a necessidade dos Estados-Membros da União Europeia trabalharem mais na inclusão e participação das pessoas com deficiência”.

Segundo a candidata do PTP, há muito a fazer na Região Autónoma da Madeira, no que diz respeito à acessibilidade dos espaços públicos e empregabilidade das pessoas com deficiência nos sectores público e privado. “A taxa de pobreza entre as pessoas com deficiência é 70% superior à média, pois os rendimentos são mais baixos e enfrentam maior desemprego”, realça Elsa Mata.

Outros exemplos apontados pela candidata foram o edifício da Assembleia Legislativa da Madeira, “que não garante acesso aos deficientes motores” e adaptação da Praia Formosa aos invisuais, um investimento de 100 mil euros por parte da Câmara Municipal do Funchal que a seu ver “não teve qualquer utilidade prática”.

Perante o exposto, o PTP defende que a Região siga a Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, adoptada pelo Parlamento Europeu a 30 de Novembro.