Madeira

‘Pirata’ zarpa rumo à Colômbia em volta ao Mundo que já perdura há três meses

Henrique Afonso está muito próximo de chegar ao Oceano Pacífico, águas por onde nunca antes navegou

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Henrique Afonso acaba de zarpar de Aruba, ilha do Caribe onde permaneceu durante uma semana. Agora, o ‘pirata’ da Madeira ruma à Colômbia, numa viagem que poderá levar cerca de três dias até Santa Marta, local onde se situa o porto onde o madeirense pensa ancorar o veleiro ‘Sofia do Mar’. São cerca de 300 milhas náuticas que o navegador terá pela frente até chegar ao referido país sul-americano.

O velejador poderá ainda passar por Cartagena das Índias (Colômbia) antes de rumar ao Panamá, naquele que será depois encarado como seu derradeiro desafio: entrar no Oceano Pacífico, águas por nunca antes navegou.

O desafio, já se sabe: dar a volta ao Mundo a bordo de um veleiro com nove metros de comprimento e regressar à Madeira, de onde partiu a 15 de Janeiro deste ano. Henrique Afonso leva consigo 200 litros de Vinho Madeira, onde pretende recriar, de certa forma, a epopeia do ‘Vinho da Roda’. Desde que saiu do Funchal, o madeirense já passou por 11 locais: ilhas de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), Sal, São Nicolau, Santiago, Fogo, Brava (Cabo Verde), Barbados, Santa Lúcia, Martinica, Curaçau e Aruba (Caraíbas).

Pode acompanhar as aventuras do ‘pirata’ no seu Facebook oficial ou seguir a sua travessia através do Marine Traffic.