Madeira

Oito Câmaras da Madeira têm nova oportunidade para disputar ‘wifi’ financiado por Bruxelas

Candidaturas abrem ao meio-dia de hoje. Quem concorrer primeiro fica melhor posicionado

None

Oito câmaras municipais da Madeira e muitas outras do País podem submeter hoje, a partir das 12 hora, a sua candidatura para instalarem internet gratuita em locais públicos, no âmbito da segunda fase da iniciativa WiFi4EU da União Europeia.

O prazo de candidaturas começa hoje às 12:00 e termina na sexta-feira, às 16:00, indica a ANACOM -- Autoridade Nacional de Comunicações em comunicado.

Trata-se da segunda fase de candidaturas para a qual a Comissão Europeia (CE) tem um orçamento total de 51 milhões de euros.

No total serão atribuídos 3.400 vales pelos municípios europeus, no valor de 15 mil euros cada um.

Os 127 municípios que receberam ‘vouchers’ na primeira fase do programa não se poderão candidatar agora. Casos do Funchal, Calheta e Porto Santo que já têm comparticipação garantida.

A ANACOM explica que o critério de selecção dos municípios a quem serão atribuídos ‘vouchers’ é o da “ordem de chegada” da candidatura no portal.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia que visa “proporcionar acesso à internet de alta qualidade” a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

O objectivo é contribuir para a redução da exclusão digital, sobretudo em comunidades de áreas rurais e locais remotos, e aumentar o acesso aos serviços públicos ‘online’ que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais, explica a ANACOM.

O WIFI4EU é uma iniciativa da Comissão Europeia, com uma dotação de 120 milhões de euros até 2020, que visa promover o acesso à internet sem fios, de forma gratuita, nos espaços públicos europeus.