Madeira

“Não há saúde sem saúde mental”, defende Pedro Ramos

None

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, considera que é de estrema importância desenvolver a investigação em todas as áreas da saúde, com grande ênfase em saúde mental, naquela que diz ser “a doença do futuro”, para melhorar a forma de tratamento dos pacientes com esta doença.

“Não há saúde sem saúde mental”, frisou.

Declarações prestadas, há pouco, na assinatura do protocolo de cooperação para a implementação do ‘Observatório Regional de Saúde Mental na Região Autónoma da Madeira’, entre a Universidade da Madeira (UMa) e a Secretaria Regional da Saúde.

Pedro Ramos destacou que está ideia “lançada” pelo professor, Daniel Neto é mais um instrumento de grande importância para acompanhar e monitorizar todo o processo do novo plano de saúde mental, que em breve será anunciado as linhas orientadoras.

“A saúde mental é uma área extremamente importante para a Madeira”, destacou, referindo que este observatório vai permitir conhecer melhor a doença e melhora a forma de tratamento.

O reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, explicou que o observatório será “uma base de dados que acompanhará a doença”, acrescentando que “vai permitir identificar e ter indicadores que permitem verificar o estado da Região na área da saúde mental”.

Num trabalho de aprofundamento da doença que visa dotar os profissionais de saúde e os alunos da universidade.