Música nos Museus recomeça esta sexta-feira com concerto no Museu Francisco Franco

23 Jan 2019 / 14:18 H.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou, esta manhã, a segunda temporada artística do projecto ‘Música dos Museus’, após o sucesso registado na primeira edição, com doze meses de casas cheias, que levaram cerca de um milhar de espectadores aos museus municipais Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar. O concerto de estreia é já esta sexta-feira, 25 de janeiro, pelas 19h, com a participação do duo de irmãos guitarristas “Mano a Mano”.

Paulo Cafôfo realçou, mais uma vez, a importância da cultura para o actual executivo municipal, considerando que “quisemos dar um peso político à Cultura, combatendo a sua desvalorização, e assumindo-a como factor de centralidade no desenvolvimento da nossa cidade. Isto exigiu que desenvolvêssemos uma estratégia sólida, com uma equipa de colaboradores, conjugada com a sociedade civil, associativa e as entidades e agentes culturais, que possibilitaram a dinâmica que temos hoje na nossa cidade.”

O autarca relembrou ainda “as diversas intervenções lideradas pelo Município na questão do acesso à cultura e da sua democratização, que para além de implicarem eventos de qualidade, beneficiaram o acesso aos nossos espaços”, destacando-se o acesso gratuito aos Museus sob alçada da Autarquia e as obras de intervenção ao nível da adaptação dos edifícios para pessoas com mobilidade reduzida.

Paulo Cafôfo terminou realçando o carácter irreverente do Música nos Museus, um projecto que “tem a música como chamamento, mas que se alia à valorização cultural e patrimonial do espólio dos museus da Câmara do Funchal e à própria dinamização da economia local envolvente.”

O duo de irmãos guitarristas Mano a Mano fará a abertura da edição 2019 do ‘Música nos Museus’, no próximo dia 25 de janeiro, seguindo-se na programação prevista a actuação de Varejenta no dia 22 de fevereiro, no Museu Henrique e Francisco Franco. No dia 29 de março, o Museu A Cidade do Açúcar recebe Flor – Diana Duarte, ao passo que, a 26 de abril, o grupo de cordofones madeirenses Machetes de Machim atua no Museu Henrique e Francisco Franco. O Museu A Cidade do Açúcar recebe no dia 24 de maio o Quarteto Moritz, ao passo que o Guitarrista Pedro Marques encerra o primeiro semestre no Museu Henrique e Francisco Franco, no dia 29 de junho.

A 26 de julho, o Museu A Cidade do Açúcar acolhe o trio de jazz DonaZica e, a 30 de agosto, os D’Repente atuam no Museu Henrique e Francisco Franco. O Grupo de Jazz Upright Net toca no dia 27 de setembro no Museu A Cidade do Açúcar, ao passo que o Museu Henrique e Francisco Franco recebe o concerto do Quinteto de Sopros ‘Solistas COM’, no dia 25 de outubro. A 28 de novembro, a Velha Guarda atua no Museu A Cidade do Açúcar, com a edição 2019 a ter encerramento marcado para dia 20 de dezembro, com o grupo “O Quinto” a fechar a temporada com um concerto no Museu A Cidade do Açúcar.

Outras Notícias