>
Madeira

Madeirenses recolhidos e turistas de partida, veja as fotos

A cidade do Funchal está praticamente vazia. Nas ruas são poucos os carros. Algum movimento só mesmo em redor do Mercado, junto às farmácias, supermercados ou padarias

None Ver Galeria

No segundo dia de estado de emergência no país e quando já são conhecidas as restrições impostas, é notório o recolhimento dos madeirenses.

Na cidade do Funchal, apesar de ser sexta-feira, o movimento faz lembrar um domingo. Nas ruas vemos, sobretudo, algumas pessoas que se dirigem para o trabalho. No centro, muitos dos cafés e restaurantes estão fechados, ainda assim, ao redor do Mercado dos Lavradores ainda se nota algum movimento. Alguns grupos de pessoas conversam à porta, onde se dá por falta das floristas que semanalmente dão algum colorido ao espaço.

Preocupante poderá ser o número de pessoas já com alguma idade que teimam em manter a sua vida normal, com a vinda pela manhã à cidade, a ida ao café com os amigos, não dispensando o cumprimento com aperto de mão. Conforme tem sido amplamente divulgado pelas Autoridades de Saúde, as pessoas mais idosas são um grupo de risco, pelo que o recolhimento e o evitar contacto com outras pessoas é fundamental para diminuir o risco de infecção pela Covid-19.

De resto, a maioria das lojas estão de portas fechadas. Excepção para as farmácias, as padarias e supermercados ou lojas de conveniência, espaços cujo funcionamento está salvaguardado nas restrições impostas a nível nacional, adequadas, depois, à Região. Nestes locais é visível algumas filas à porta, respeitando, por regra, a distância considerada de segurança. No caso das grandes superfícies, o controlo é assegurado por vigilantes destacados para esse fim.

Saindo do centro, o mesmo cenário de espaços comerciais fechados e de pouco movimento nas ruas. Assegurados estão os serviços de jardinagem da Câmara Municipal do Funchal, bem como a recolha de lixo, a julgar pelos profissionais camarários que ao longo desta manhã fomos encontrando em algumas zonas da cidade. De resto, é notório a diminuição de carros que circulam pela cidade, com benefício para o ambiente. Os CTT também parecem estar a assegurar o serviço postal.

Em alguns hotéis é notório o movimento de turistas em check-out, corroborando as partidas que temos vindo a noticiar esta manhã no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo. Ainda assim, alguns dos poucos turistas que ainda estão no Funchal continuam a passear pela rua, sobretudo na baixa da cidade e na zona turística. Pese embora praticamente todas as atracções estejam encerradas, não dispensam o passeio numa manhã ensolarada.

Fechar Menu