Madeira

Madeira em segundo lugar nas casas à venda com estacionamento

Ainda assim, apenas 31,8% oferecem esta comodidade. Já no arrendamento, o valor sobe para 48,1% e é o valor mais alto do país, revela o portal Idealista

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Apenas três em cada dez casas na Madeira que se encontram à venda têm um lugar de estacionamento reservado ou garagem, o que ainda assim é um valor elevado, comparando com a restante realidade nacional, divulgou o portal Idealista, na sequência de um estudo de mercado que realizou. Já se o foco for as casas para arrendamento, este valor sobe para 48,1%, e é o mais alto do país.

O Porto, com 35,1% é o distrito do país com mais casas à venda com garagem, seguido pela Madeira e Bragança, estando na outra ponta os Açores, Castelo Branco e Beja, que são os distritos/regiões onde é mais difícil comprar casa com garagem. Tendo por base os resultados do seu estudo, o portal acrescenta ainda que apenas 1/4 das casas à venda em Portugal tem garagem.

No topo da tabela como referido está o Porto, seguido pela Madeira. Bragança surge em terceiro com 30,4%, Braga em quarto com 30,1% e Aveiro em quinto com 30%. Viseu apresenta-se com 26,2%; Faro com 19,2%; Santarém com 18,6%; Viana do Castelo com 18,5%, Évora com 16,5% e Guarda com 16,1%. Os Açores apresentam o valor mais baixo do país com 11,7%. No penúltimo lugar está Castelo Branco com 13,2% e no antepenúltimo Beja com 14,3%.

Já nas casas para arrendar, a Madeira sobe uma posição e passa para o topo das regiões/distritos no mercado de casas com estacionamento, com 48,1%. Segue-se o Porto (40,3%), Aveiro (37,9%) e Braga (32,3%). No distrito do Lisboa esta taxa situa-se nos 30,4% e a média do país é de 31%.

No lado oposto, Castelo Branco é o distrito com menos casas para arrendar com estacionamento privado (10,3%), seguido por Santarém (21,5%) e Setúbal (23,2%). De salvaguardar que para alguns distritos não foi possível apurar os dados de arrendamento, revela o Idealista.