Madeira

Machico premeia mérito escolar e cívico

Jorge Carvalho na cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos da EB1/PE Eng.º Luís Santos Costa (Machico).
Jorge Carvalho na cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos da EB1/PE Eng.º Luís Santos Costa (Machico).

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, marcou presença, esta segunda-feira (30 de Setembro), na cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa, de Machico.

“Por vezes, existem algumas reticências se devemos ou não reconhecer o mérito. Reconhecer o mérito é reconhecer os bons exemplos e nós necessitamos na nossa sociedade, na comunidade, mas também na escola, de termos bons exemplos para que possam ser seguidos”, sublinhou o governante na sua intervenção.

“Estes jovens alunos que aqui estão são exemplos a seguir”, insistiu Jorge Carvalho. “São aqueles que no ano lectivo que findou se distinguiram, não só pela componente escolar, do ponto de vista curricular, dos resultados, mas também pelas atitudes e pelos valores”, acrescentou.

Com efeito, foram entregues 69 prémios a 52 alunos (alguns obtiveram mais do que um prémio). Destes, 27 foram reconhecidos por ‘Distintas atitudes de cordialidade, respeito e civismo na comunidade escolar’ e os restantes por ‘Excelentes resultados escolares’.

A directora daquela instituição escolar, Sandra Gouveia, realça a importância de premiar “não só as boas notas”, mas outras competências, nomeadamente ao nível do “civismo, respeito e empatia”.

“Acho que é uma iniciativa pioneira e muito bonita da nossa escola”, sublinha a docente, adiantando que no próximo ano lectivo os prémios de mérito passam também a incluir a categoria ‘Atitudes exemplares de superação das suas dificuldades’, que será atribuída aos alunos que consigam a melhoria significativa da sua nota numa disciplina.

Desta cerimónia sobressai ainda a entrega de dois outros ‘diplomas de mérito’, por parte do secretário com a tutela da Educação. “O primeiro, para os professores: sem o seu empenho, sem a sua dedicação e o seu trabalho não seria possível estarmos hoje aqui a distinguir os nossos jovens talentos. O segundo, para os pais/encarregados de Educação, por cá estarem e acompanharem o percurso dos vossos filhos/educandos”, afirmou, deixando os parabéns à Escola, aos alunos e respectivas famílias.