Madeira

Há 16 anos, a estátua de Saddam era derrubada em Bagdad

None Ver Galeria

Não marcava o fim da guerra, mas era sem dúvida um marco histórico em Israel.

O DIÁRIO relatava, na época, que as tropas americanas entraram sem dificuldade no ‘coração’ de Bagdad, onde não houve qualquer reacção por parte das autoridades e tropas iraquianas.

Aliás, o sinal de que a capital iraquiana estaria conquistada começou às primeiras horas da manhã do dias 9 de Abril, quando o caos desceu às ruas de Bagdad. Situação que levou a um novo desafio para as tropas americanas que tiveram de arranjar uma forma de controlar as áreas que estavam, nesse momento, a ser conquistadas.

Depois de tamanho aparato que se proporcionou, uma das mais emblemáticas estátuas de Saddam Hussein, situada na Praça Fardaws, no centro Bagdad, foi derrubada, numa acção que acabou por ser partilhada entre civis iraquianos e tropas americanas.

Numa acção cedida simbolicamente pelas tropas norte-americanas aos iraquianos. Após uma hora de tentativas, a estatua tombou, num momento registado pela comunicação social de todas as partes do Mundo.

Depois de estará no chão, a bandeira norte-americana esteve por breves minutos sobre a cabeça de Saddam, sendo logo substituída pela bandeira iraquiana colocada em torno do pescoço da estátua.