Madeira

Confraria Enogastronómica da Madeira prepara ‘Matança do Porco’

None Ver Galeria

A Confraria Enogastronómica da Madeira abre a ‘Festa’ com a tradicional ‘Função da Morte do Porco’. O evento terá lugar no feriado dedicado a Nossa Senhora da Conceição, já no próximo domingo, dia 8 de Dezembro, pelas 10h30 no logradouro do Restaurante ‘As Vides’, seguido de um almoço natalício pelas 13h30 no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos.

Com este acto os confrades “procuram avivar memórias ancestrais das nossas gentes, enquadrando-as nos tempos actuais, sendo a função acompanhada por um veterinário oficial e o animal é previamente atordoado de forma a evitar o seu sofrimento, à semelhança do que é realizado diariamente nos matadores”.

“Apesar deste convívio fraternal hoje em dia ir caindo em desuso, em tempos era um bem essencial para a sobrevivência e, para muitas famílias, a única forma de adquirir carne para um ano inteiro e para confeccionar a celebre Carne Vinho e Alhos, esta sim, uma prática ainda bem enraizada, quer a carne venha da tradicional ‘Função da Morte do Porco’, quer venha do supermercado”, escreve a Confraria Enogastronómica da Madeira em comunicado.

Programa

10h00 - ‘Função da Morte do Porco’ no lougradouro do Restaurante “As Vides”,

11h00 - Convívio no Salão Paroquial do Igreja do Estreito de Câmara de Lobos

13h30 - Almoço natalício no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos

O almoço contará com a presença do secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, e com o presidente do Município de Câmara-de-Lobos, Pedro Coelho.