Madeira

Câmara do Funchal promove ‘Semana da Prevenção’ na Escola do Galeão

None

João Pedro Vieira, vereador com a tutela da Protecção Civil no Município do Funchal, presidiu, hoje, à sessão de abertura da 2ª edição da ‘Semana da Prevenção – Galeão + Resiliente’, que vai decorrer até à próxima sexta-feira, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. A iniciativa tem como objectivo promover, junto dos jovens, comportamentos responsáveis e adequados face a situações de emergência.

“Os Núcleos de Protecção Civil surgiram como uma nova abordagem do actual executivo municipal para garantir a segurança nas Zonas Altas do concelho. Acreditamos que, numa perspectiva de proximidade, é essencial dotar os nossos jovens de mais informação, para que, em momentos de perigo iminente ou emergência, tenham as ferramentas para agir de uma forma adaptada e eficaz, bem como colaborar com as entidades intervenientes”, afirmou o vereador da CMF.

Os Núcleos de Protecção Civil (NPC), são um projecto que está a ser desenvolvido desde 2016 pela Câmara do Funchal. No presente ano lectivo, o NPC do Galeão conta com a participação de alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade e com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos.

O programa inclui jogos didácticos subordinados às medidas de prevenção e auto-protecção, nomeadamente aluviões, inundações urbanas e incêndios florestais, visitas de estudo à Estação de Biologia Marinha, ao Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira e ao Serviço Regional de Protecção Civil. Ainda durante a Semana da Prevenção, irá realizar-se um simulacro e um exercício interno, em horário nocturno, que envolverá toda a comunidade escolar.