Madeira

Auditório do edifício do Campo da Barca recebe conferência sobre lixo marinho

None

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais promove amanhã, dia 4 de Janeiro, a ‘Conferência: Lixo Marinho - Problema Global vs Realidade Local’. O evento tem início às 10 horas, no auditório do edifício do Campo da Barca, no Funchal.

Este tema tem vindo a ser divulgado em larga escala pela população em geral, no entanto, continuam a ser lançados para o oceano milhões de toneladas de lixo. Os maiores focos do problema são apresentados nas zonas costeiras, onde a actividade humana é mais intensa.

O lixo marinho é composto por muitos tipos de materiais, que chegam ao mar de diversas formas. Segundo dados das Nações Unidas, aproximadamente 80% de todo o lixo encontrado nos mares, são de origem terrestre. Os outros 20% estão relacionadas com actividades marítimas.

Dentro das suas competências, cabe à Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) coordenar, integrar e dar apoio no desenvolvimento das diferentes políticas públicas com incidência no mar, nomeadamente nas áreas do ensino, do conhecimento, da investigação, da protecção ambiental e costeira e da economia do mar.

Neste sentido, a conferência fará uma abordagem global ao problema do Lixo Marinho, levada a cabo por Pedro Sepúlveda - Coordenador do Projecto para o Plano de Acção Regional da OSPAR para o Lixo Marinho, na Comissão OSPAR, passando depois para a realidade regional exposta por João Canning Clode - Investigador auxiliar e coordenador científico do polo da Madeira do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.