Madeira

Albuquerque inaugura esta terça-feira nova solução de tratamento de resíduos hospitalares

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, inaugura amanhã, 22 de Janeiro, pelas 15 horas, na Estação de Resíduos da Meia Serra, a nova solução de tratamento, por desinfecção através de autoclavagem, dos resíduos hospitalares do grupo III produzidos na RAM.

O investimento do Governo Regional da Madeira, através da sua empresa pública ARM – Águas e Resíduos da Madeira, é de cerca de 720 mil euros e permitirá poupar cerca de meio milhão de euros por ano.

Esta poupança deve-se ao menor custo com a aquisição de contentores incineráveis de utilização única, à redução dos custos com o transporte para envio dos resíduos para o continente e à redução da fatura relativa à entrega no destino final (em Portugal continental).

Esta nova solução vem permitir que os resíduos hospitalares do grupo III, após a sua desinfecção, sejam incinerados na estação incineradora da Meia Serra, permitindo assim a sua valorização energética.

A instalação, com uma capacidade de desinfecção de cerca de

325 quilogramas por hora, encontra-se em funcionamento, o que permite garantir o tratamento da totalidade deste tipo de resíduos do grupo III produzidos na RAM.

Prevê-se que, anualmente, sejam recepcionados e tratados na instalação até 350 toneladas deste tipo de resíduos, provenientes de todas as entidades de prestação de serviços de saúde regionais.

A instalação contempla ainda uma solução para a higienização e desinfecção de cerca de 50.000 contentores reutilizáveis por ano, que permitirá aos produtores passarem a reutilizar os mesmos contentores, com poupanças significativas quer ao nível financeiro, quer ao nível ambiental, no que diz respeito ao acondicionamento e transporte dos resíduos hospitalares.