Madeira

Albuquerque destaca a ligação da formação profissional às necessidades das empresas

None

Miguel Albuquerque presidiu, hoje, à entrega de certificados aos formandos do Curso de Artífice de Tanoeiro do Instituto para a Qualificação, IP-RAM – Centro de Formação Profissional da Madeira. O presidente do governo regional destacou a “importância desta arte ancestral”” e o facto deste cursos ter sido criado a pedido “das próprias empresas vitivinícolas da Madeira”.

“É importante esta ligação entre a formação profissional que ministramos na nossa terra e aquilo que são as necessidades das empresas. Temos necessidade de criar mais postos de trabalho e é necessário acabar com aquela ideia de que há algumas profissões menos dignas que outras. Todas as profissões são dignas e, neste momento, estou muito satisfeito porque foi um curso com grande sucesso”, afirmou.

Albuquerque considera esta especialidade de tanoeiro fundamental para a indústria do Vinho Madeira.

“Exemplo que estamos a dar de ligação entre a formação profissional e as necessidades das empresas. A formação profissional deve ter, sempre, uma ligação directa e efectiva às necessidades dos agentes económicos”, justifica.

O objectivo, sublinha, “não +e formar pessoas para o desemprego, é formar pessoas para integrarem as necessidades fundamentais da nossa economia”.