Fórum de Turismo Interno combate sazonalidade do setor na região Centro
O terceiro Fórum de Turismo Interno, que vai realizar-se em Coimbra, entre 29 e 31 de maio, reforça o combate à sazonalidade da procura turística na região, afirmou hoje o presidente da Turismo Centro de Portugal.
Pedro Machado falava no Convento de São Francisco, onde vai decorrer o encontro, um edifício da Câmara Municipal, reabilitado e adaptado com fundos europeus, onde passa a ser "possível realizar congressos todo o ano".
O novo espaço cultural e de convenções "ajudará a combater a sazonalidade" que domina a atividade turística na área da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, permitindo ainda aumentar a estadia média dos cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que procuram Coimbra e a região, designadamente para turismo de negócios, adiantou.
Ao promover a terceira edição do Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", a entidade liderada por Pedro Machado pretende "trazer para a ribalta a discussão sobre o mercado interno, procurando alargá-la ao debate sobre a articulação entre Governo e as instituições públicas e privadas" do setor, segundo um documento distribuído na conferência de imprensa em que foi divulgado o programa do encontro.
"Importa, pois, desenvolver ações que potenciem a discussão e a concertação ao redor dos principais temas associados ao turismo interno", sublinha a Turismo Centro de Portugal.
Pedro Machado realçou a necessidade de promover a "atratividade do território" e a capacidade de Coimbra aumentar os fluxos enquanto destino do turismo de negócios, objetivo que, na sua opinião, com a recente abertura ao público do Convento de São Francisco, na margem esquerda do rio Mondego, fica mais ao alcance das entidades públicas e dos operadores turísticos.
O presidente da Turismo Centro de Portugal, citando dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, salientou que a região Centro está atualmente "numa curva franca de desenvolvimento sustentado" nesta área, com 2016 a consolidar-se como "um ano de elevada perspetiva".
O Fórum "Vê Portugal", com a participação de centenas de congressistas, incluindo convidados de outros países, é uma organização conjunta Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Coimbra.
O presidente da autarquia, Manuel Machado, disse que o encontro permitirá "demonstrar o potencial enorme" que representa o novo espaço de convenções da cidade.
Para o também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Convento de São Francisco deverá "servir de alavanca para o desenvolvimento económico e social" de Coimbra e da região Centro.
Nina Freysen Pretorius, presidente do International Congress and Convention Association (ICCA), é uma das presenças no fórum.
Após uma receção no dia 29, às 19:00, no histórico café Santa Cruz, na Baixa da cidade, com atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC), a abertura dos trabalhos, no segundo dia, conta com intervenções do reitor da UC, João Gabriel Silva, além de Pedro Machado e Manuel Machado.
À noite, de acordo cm a organização, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, profere uma conferência integrada no jantar.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, intervém no encerramento, no dia 31, às 13:00.
Patrocinado pela Presidência da República, o fórum é apoiado pelo Governo e pela Turismo de Portugal.