Turismo

Turismo Centro afirma que região deve apostar no turismo da saúde e bem-estar

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, afirmou hoje em Coimbra que a região tem os recursos e o conhecimento necessários para apostar no turismo da saúde e bem-estar.

O turismo "não pode estar apenas associado aos setores mais tradicionais", apontou Pedro Machado, considerando que a área do turismo da saúde deve ser explorada na região, nomeadamente em Coimbra.

No seu entender, a região deve "alavancar uma estratégia e uma nova cadeia de relações entre os vários agentes" e o facto de se estar a assistir a um envelhecimento da população permite desenvolver ofertas na área do bem-estar e da saúde.

"O setor da saúde e bem-estar tem de ser um dos vetores" do turismo da região, sendo uma área "com índices de crescimento fortíssimos", disse Pedro Machado, que falava num debate sobre turismo de saúde promovido pela empresa Idealmed.

José Alexandre Cunha, diretor da Idealmed, frisou que "Portugal soube dar espaço à iniciativa privada" na área da saúde e, por isso, é hoje possível "olhar para o mundo como uma oportunidade" e colocar o país na "rota do turismo médico e de saúde".

Para um desenvolvimento do turismo da saúde, será necessário apostar "na promoção e divulgação" da oferta nacional e ligar os diferentes agentes envolvidos, salientou Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal, também presente no debate.

O responsável referiu ainda que deverá ser lançado em setembro ou outubro um portal de turismo de saúde nacional, que visa ser uma "montra de referência nacional".

Após o debate, foi apresentada a unidade Ideal Heart Lab, destinada a atuar na investigação, educação, desenvolvimento tecnológico e em cuidados clínicos na área da cardiologia, em particular na arritmologia.

A unidade, que terá uma equipa de 20 a 30 pessoas e vai funcionar no serviço de Cardiologia da unidade hospitalar de Coimbra da Idealmed, deverá realizar "mais de 100 procedimentos complexos em dois anos", pretendendo-se que mais de metade dos utentes sejam estrangeiros, avançou Miguel Ventura, um dos responsáveis pela unidade.