Turismo

Papel dos aeroportos regionais na economia europeia discute-se na Madeira

O Funchal acolhe pela primeira vez entre 12 e 14 de Maio um congresso da responsabilidade da Airports Council International – Europe (ACI). Trata-se da sétima conferência dedicada aos Aeroportos Regionais, aeroportos que processam menos de 5 milhões de passageiros/ano, organizada por esta entidade de nível europeu, que visa várias temáticas relacionadas com a aviação. Este encontro trará à Madeira um vasto painel de oradores e cerca de 200 congressistas.

Tendo como entidade de acolhimento os Aeroportos da Madeira, integrados no Grupo ANA e VINCI Airports, o congresso que decorre no hotel Vida Mar junta companhias aéreas, aeroportos, jornalistas, hoteleiros, num encontro que conta com quase 40 oradores. “Changing times for regional airports as engines for economic and social development” é o título da conferência.

Estes fóruns têm como principal objetivo agregar os interesses dos aeroportos regionais no ACI Europa, entidade que os representa junto das instituições europeias. O ACI Europa está focado no aumento da visibilidade dos aeroportos regionais como importantes motores económicos para as regiões europeias, no seu papel de garante das suas ligações e mobilidade dos seus cidadãos. É também objetivo do ACI Europa afirmar-se como a principal plataforma europeia de desenvolvimento do conhecimento, partilha e discussão de matérias de interesse no mundo da aviação. Este é naturalmente um evento contextualizado não só pela representatividade dos Aeroportos da Madeira na economia da Região Autónoma, mas também pelo papel que a VINCI Airports assume, já hoje em dia, na gestão aeroportuária internacional.

Durante a sétima Conferência Regional do ACI realizar-se-ão sete sessões de trabalho, repartidas por temas como o desenvolvimento de rotas e o incremento das ligações, o desenvolvimento das áreas de negócio não aviação dos aeroportos, a adaptação dos aeroportos, passageiros e companhias aéreas às novas regras de segurança impostas pela União Europeia, assim como um painel sobre a segurança aeroportuária.

Entre os oradores presentes de destacar Olivier Jankovec, diretor geral ACI Europa, Nicolas Notebaert, Presidente da Vinci Airports, representantes de diversos aeroportos como Birmingham, Malta, Shannon, Vilnius, Liége, London City, Dubrovnick, Lyon e Lisboa, e as companhias aéreas, TAP, Easyjet, HOP! e Air Berlin. Serão igualmente palestrantes um importante leque de consultores, hoteleiros e empresas fornecedoras de serviços para a gestão aeroportuária.