Turismo

Turistas chineses na Europa continuarão a crescer acima dos dois dígitos em 2014

O número de turistas chineses que visitaram a Europa cresceu 11% em 2013, para cerca de 3,5 milhões, e deverá continuar a crescer acima dos dois dígitos em 2014, disse um perito citado hoje pelo China Daily.

Yang Jinsong, professor da Academia de Turismo da China, justificou a estimativa com a simplificação dos processos de concessão de vistos e ao aumento dos programas de viagens.

Citando a agência francesa de turismo, o jornal China Daily destaca que a França reduziu o processamento dos pedidos de visto de dez dias úteis para apenas 48 horas.

Cerca de 97 milhões de chineses viajaram para fora da China continental em 2013 (mais 14 milhões do que ano anterior), fazendo do país o maior emissor mundial de turistas.

Os turistas chineses são também os que mais gastam, à frente dos alemães e dos norte-americanos.

"Nenhum país quer perder uma fatia do bolo chinês", disse o professor Yang Jinsong.

Segundo o mesmo especialista, "mais turistas chineses visitarão a França, Alemanha, Bélgica e outros países europeus ao longo dos próximos anos".

O Instituto do Turismo de Portugal deverá abrir este ano uma representação permanente em Pequim para "promover adequadamente o país como destino turístico", anunciou em novembro passado em Macau o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

"É preciso trabalhar mais para receber mais turistas chineses, que, aliás, têm um gasto per capita interessante", disse então Paulo Portas.