5 Sentidos

Universidade da Madeira celebra 30.º aniversário com concertos, literatura e homenagens

Foto UMa
Foto UMa

O 30.º aniversário da Universidade da Madeira (UMa) é assinalado com muita música clássica, literatura, homenagens e “preços acessíveis”. A boa-nova foi avançada, esta manhã, no Colégio dos Jesuítas por José Carmo, reitor da UMa, e Custódia Drumond, vice-reitora da instituição.

Durante a apresentação do programa de comemorações que a instituição delineou para 2019 ficou-se a saber que no final deste mês, dia 30 de Janeiro (quarta-feira), entre as 21 e as 22 horas, há ‘Sarau Artístico’ no Teatro Municipal Baltazar Dias, por via da actuação da Orquestra de Bandolins da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, oferta musical que será intercalada pela declamação do poema ‘Resposta à carta da árvore triste de Al Berto’, da autoria de Ana Margarida Simões, precedido pela leitura de um excerto de João David Pinto Correia, integrado no livro ‘A Condição do Ilhéu’.

“O principal objectivo deste primeiro evento tem de algum modo em conta a divulgação da academia, em que não queremos deixar de homenagear duas personalidades, já falecidas, que muito deram a esta casa e também à Região (...) portanto existe esta dupla missão de homenagem e divulgação de cultura com uma parte musical e de texto”, evidenciou José Carmo, sobre uma noite que culminará com a actuação do Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade da Madeira (FATUM).

Os bilhetes para este evento já se encontram disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e estão tabelados em cinco euros para o público em geral, com a comunidade universitária a poder usufruir desta oferta com um preço ainda mais reduzido: três euros.

Já a 2 de Fevereiro (sábado), pelas 18 horas, dá-se um concerto comemorativo pela ‘batuta’ da Orquestra Clássica da Madeira, novamente no Teatro Municipal Baltazar Dias. Integrado no ciclo ‘Os concertos para Piano’, sobe ao emblemático palco o maestro convidado Rui Pinheiro, que contará com a participação, como solista, do pianista Vasco Dantas Rocha.

Com as sensações auditivas já apuradas, após este concerto haverá espaço para um ‘Madeira de Honra’. O brinde a fim de apurar a papilas gustativas será feito por via do generoso Vinho Madeira, que é produzido no âmbito de uma parceria entre a Madeira Wine Company e a Universidade da Madeira, através do projecto ‘IMPACT’ co-financiado pelo FEDER. Os ingressos para este espectáculo já estão à venda no Teatro Municipal Baltazar Dias com os preços a oscilarem entre os cinco euros (estudantes da UMa), os 10 euros (docentes da UMa, funcionários da UMa e associados da ANSA), 15 euros (público em geral com idade igual ou superior aos 65 anos) e 20 euros (público em geral com idade inferior aos 65 anos).

‘Distinção Alumni’ decorre a 6 de Maio

Pela primeira vez a UMa irá distinguir “até três alunos que se tenham destacado pelo seu percurso profissional e/ou conduta cívica, constituindo-se como uma referência para os seus pares e para a sociedade e contribuindo para a consolidação da imagem da instituição como uma universidade de referência”.

Para tal, podem ser candidatos à ‘Distinção Alumni’ todos os diplomados num curso conferente de grau (licenciatura, mestrado ou doutoramento) ou num curso técnico superior profissional.

Cada preponente deverá enviar a sua resposta, durante o mês de Fevereiro, para o seguinte endereço electrónico: [email protected].

As distinções serão entregues a 6 de Maio, na sessão solene comemorativa do Dia da Universidade da Madeira.