5 Sentidos

Madeira recebe em Fevereiro Curso de Comunicação Cultural Acessível

None

A Casa-Museu Frederico de Freitas acolhe nos dias 4 e 5 de Fevereiro, um Curso de Comunicação Cultural Acessível da responsabilidade da Acesso Cultura, com o apoio do British Council Portugal e da Direcção Regional da Cultura da Madeira, para abordar o Design de Comunicação, a Linguagem Clara e a Audiodescrição.

Os erros na comunicação (visual e escrita) são comuns e repetidos e continuam a impedir a acessibilidade dos visitantes aos conteúdos de exposições e de outros suportes escritos, como materiais de divulgação, websites e folhas de sala, entre outros, levam às queixas dos profissionais da cultura e designers da falta de compreensão quanto ao papel e às responsabilidades de cada parte. Através desta formação, a Acesso Cultura procura “entender melhor as necessidades dos visitantes e dos espectadores, assim como a forma como todos aqueles que trabalham na construção e comunicação de conteúdos podem contribuir para que os mesmos sejam eficazes e acessíveis”.

A estas questões acresce uma introdução à audiodescrição, um serviço cujo uso na oferta cultural em Portugal começa a ficar mais consolidado, criando novas e melhores condições de acesso para o público com deficiência visual

Anaísa Raquel e Maria Vlachou serão as formadoras deste curso que tem como público-alvo os profissionais da cultura (especialmente quem trabalha conteúdos e se articula com designers), designers, estudantes de museologia, comunicação, marketing e design.

O curso terá um custo de 10 euros.

Anaísa Raquel

É actriz e audiodescritora. Frequenta neste momento o Mestrado em Artes Performativas – Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema e em 2010 criou o projecto AUDIODESCRIÇÃO.PT – ouço, logo vejo, do qual fez parte até Janeiro de 2014. Em 2011 esteve responsável como audiodescritora no primeiro encontro nacional de audiodescrição com a Iris Inclusiva. Tem vindo a desenvolver projectos que integrem a audiodescrição nos espectáculos de dança, teatro e museus do nosso país, através da AR Produções..

Maria Vlachou

É Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Directora Executiva da Acesso Cultura. Autora do blog bilingue Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, as artes, museus, gestão cultural, comunicação, públicos. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Alumna do Summer International Fellowship Program em Arts Management do Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, EUA; 2011-2013); Mestre em Museologia (University College London,1994).