Um título mundial, que passou pela Madeira
Treinador de Gérson Baldé, actual campeã do Mundo do salto em comprimento em pista curta, destacou o estágio do atleta na Madeira antes do título mundial.
Gérson Baldé, atleta português de 25 anos, nascido em Albufeira sagrou-se recentemente, em Torun na Polónia campeão do Mundo no salto em comprimento em pista curta (antigamente pista coberta).
A marca obtida de 8,46 metros traduziu-se num novo recorde de Portugal é também se 'saldou' como a melhor marca mundial do ano.
Para este grande êxito, segundo o seu treinador José Barros, em muito contribuiu o estágio feito pelo atleta na Madeira na primeira semana de Dezembro de 2025, onde o trabalho feito no Centro Desportivo da Ribeira Brava foi fundamental e onde as condições climatéricas também ajudaram imenso.
Segundo José Barros a "Madeira foi talismã e onde as sensações positivas obtidas nos treinos levaram a acreditar que algo de muito bom poderia acontecer nas competições que iriam ter".
Ainda sobre Gérson Baldé devemos acrescentar que antes deste atleta se dedicar totalmente as salto em comprimento era um dos melhores atletas lusos no salto em altura sendo inclusive recordista de Portugal, na categoria de sub-23 nesta especialidade.
Como curiosidade, no salto em comprimento em Torun os três primeiros classificados respectivamente Baldé o segundo classificado, o italiano Furlani e o terceiro, o búlgaro Saraboyukov todos antes de se dedicarem ao comprimento eram excelentes atletas no salto em altura.
Voltando a Dezembro de 2026, o técnico nacional José Barros (ex-director técnico nacional) esteve em estágio na Região com o seu grupo de treino, onde, entre outros, se destacam os nomes dos atletas internacionais: Gérson Baldé, os sportinguistas Gabriel Maia e Melissa Sereno, o benfiquista Tiago Pereira e ainda Paulo Pereira do Sporting de Braga.
"Acrescentamos ainda que nessa altura em Dezembro também estiveram na Região, estagiando alguns dos melhores atletas nacionais da velocidade, com Lorene Bazolo, Tatyana Pinto,Arialis Martinez, Beatriz Andrade, Beatriz Castelhano e Iris Silva presentes sobre o comando de Rui Norte. Algumas destas atletas estiveram nos Campeonatos do Mundo de Torun e obtiveram excelentes prestações", segundo avançou hoje, em comunicado a Associação de Atletismo da Madeira (AARAM).
"Para concluir de referir que, na altura do estágio e aproveitando a presença destes atletas e técnicos, a AARAM promoveu um conjunto de concentrações com os melhores atletas jovens da Região nas disciplinas de velocidade, barreiras e saltos e também a formação de treinadores, concluindo as Jornadas Técnicas de Atletismo da Madeira 2025, com a intervenção do técnico regional Diogo Sousa", acrescenta a nota enviada pela AARAM.