Novidades no início de 2026
Mal começou o ano de 2026, e eis que surgiram várias novidades no campo político e governativo da Região Autónoma da Madeira. Algumas já tiveram o seu ponto de partida em 2025, mas neste início de ano surgiu a sua confirmação!
1. Governo Regional, PSD/CDS, avança com a empreitada de construção do segundo campo de golfe do Porto Santo – primeira fase, mas as obras da nova Unidade Local de Saúde continuam paradas! Mais golfe, menos saúde!
2. Madeirenses sofrem com as trapalhadas das novas regras do Subsídio Social de Mobilidade! Depois da confusão causada pelos ministros com a tutela do Subsídio Social de Mobilidade, ficamos a saber que os residentes na Região com dívidas às Finanças ou à Segurança Social – segundo as palavras proferidas pelo primeiro ministro, do alto da sua altivez e arrogância - não terão direito ao Subsídio Social de Mobilidade. Conforme noticiado, são mais de 13 mil os residentes na Região que estão nessa condição. Mesmo que seja por motivos de saúde, para tratamentos ou até consultar uma segunda opinião médica/clínica, essas pessoas pagarão a totalidade do bilhete e sem direito ao Subsídio Social de Mobilidade.
3. A “plataforma digital”, anunciada como a solução ideal para os problemas relacionados com o Subsídio Social de Mobilidade, afinal, apenas resultou na alteração dos critérios para a atribuição do mesmo e que o Governo da República acha que é um “apoio social”; Provocou o agravamento dos valores, no caso de ser comprada apenas uma viagem (ida ou volta); Criou mais burocracia e maior penalização para quem dívidas às finanças ou segurança social. E, aquilo que o JPP defende desde a entrada em vigor deste modelo de subsídio social de mobilidade, o pagamento de apenas 79 euros ou 59 euros (no caso dos estudantes), infelizmente não será possível com esta plataforma! Apesar das promessas do PSD-M e do Governo Regional PSD/CDS que tal seria uma realidade, veio o Governo da República PSD/CDS, deitar abaixo essa “falsa” promessa!
4. Soubemos que, para breve, não acontecerão as obras de “renovação” no Lar Bela Vista! Os vários milhões de euros do PRR, destinados a esta obra, não serão aproveitados! Portanto, continuarão as banheiras nos quartos e corredores a aparar a água em tempo de chuva, enquanto “não cai dinheiro do céu” para a obra!
5. O novo lar previsto para o Concelho de Santa Cruz, será uma miragem! Uma promessa de Miguel Albuquerque antes das eleições regionais e que deveria ter ficado pronto em 2025, mas, afinal, nem será construído! Mais uma promessa que se junta à promessa de transformar a Escola de São Jorge num lar!... Pois claro! O dinheiro não estica! Ou bem construir lares ou campos de golfe!
6. Madeirenses impedidos de circular livremente nos trilhos da Madeira! Entrou em vigor no início de 2026 uma medida do Governo Regional PSD/CDS, que retira o direito de os madeirenses poderem circular em liberdade nas levadas e veredas da Madeira! A obrigatoriedade de registo e escolha de horário para poder circular numa vereda ou numa levada pública, é coartar a liberdade de circulação dos madeirenses na sua própria terra!