Há 15 anos o Turismo na Madeira estava no vermelho
Há 15 anos, o DIÁRIO fazia manchete com o facto do Turismo estar no vermelho. A notícia dava conta que a Madeira era a única região do país em que a hotelaria, em Maio daquele ano, registou menos clientes e proveitos.
A 9 de Julho de 2010, era noticiado que o turismo da Madeira tinha perdido 51 mil turistas e 16,6 milhões de euros.
Naquela altura, no mês de Maio, Portugal teve mais 5,8% de turistas e 0,4% de dormidas e, por via disso, os proveitos subiram 4,5% em relação igual ao mês do ano anterior. "Ou seja, entraram em Portugal mais 72 mil turistas, que garantiram mais 14 mil dormidas, que geraram 167 milhões de euros, mais 7,2 milhões de euros do que um ano antes".
Este crescimento contou com o contributo de todas as regiões, com excepção da Madeira. "Isto porque a Região teve uma queda de 8,2% nos hóspedes - menos 10 mil - e 15,1% nas dormidas (-77 mil) que tiveram como reflexos uma queda de 16,2% nos proveitos totais, ou seja, menos 3,8 milhões de euros, dos quais 2,5 milhões são relativos ao aposento.
Regional - Mudança do dia do concelho divide povo de Machico
Na mesma edição, o DIÁRIO também noticiava que a população do município de Machico estava dividida quanto à possibilidade da autarquia mudar o Dia do Concelho de 9 de Outubro (Festa do Senhor dos Milagres) para 8 de Maio (atribuição da Capitania de Machico a Tristão Vaz Teixeira, em 1440).
"É como se de repente alguém me viesse dizer que o meu aniversário iria ser alterado. Eu que já faço anos há 60 e tal anos", afirmava um popular.
País - Governo apresenta nova legislação sobre bombeiros
O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, disse que o Ministério da Administração Interna se comprometeu a ter pronto, até ao final do mês, um projecto de lei para regularizar a falta de legislação no sector. "Um projecto de lei para dar resposta às lacunas legislativas existentes no sector, nomeadamente no que diz respeito ao horário de trabalho e à progressão de carreiras destes profissionais", podia ler-se.
Mundo - Sinal positivo de Cuba agrada aos EUA e à UE
O anúncio da libertação de 52 presos políticos cubanos durante uma visita do ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros era uma mensagem de Havana, que enfrentava uma grave crise-económica, para a União Europeia e os Estados Unidos, diziam os diplomatas e dissidentes.