DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

Dicas para encontrar alojamento para estudantes deslocados

None
Foto Shutterstock

As candidaturas à 1.ª fase do concurso de Acesso ao Ensino Superior terminaram ontem para candidatos ao contingente para emigrantes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros. No entanto, todos os restantes podem candidatar-se até ao dia 4 de Agosto.

Os resultados deverão ser conhecidos no dia 24 de Agosto. Até lá, muitos começam já a pensar no alojamento para os estudantes deslocados, por isso ficam umas dicas sobre como conseguir.

Desde logo, quando mais cedo começar a procurar, mais probabilidade existe de encontrar algo dentro do seu orçamento. Mesmo assim, é preciso ter em conta que o preço do arrendamento é bastante elevado na esmagadora maioria das cidades do país.

Uma das possibilidades é arrendar um quarto ou partilhar casa com outros estudantes. Estes arrendamentos tanto podem ser encontrados através do Facebook, plataformas especializadas, como através de agências imobiliárias. Tenha atenção aos contratos e, antes de assinar qualquer documento, certifique-se que conhece a casa primeiro, pois as fotografias podem não corresponder à realidade.

Outra opção é recorrer a residências universitárias, uma vez que os preços são mais atractivos. Por esse motivo, normalmente pode ser mais complicado conseguir uma vaga. A candidatura à residência universitária apenas é possível após a matrícula no estabelecimento de ensino.

Há ainda uma outra opção, que passa por recorrer às Pousadas da Juventude. No âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior esta é uma alternativa contemplada.

De acordo com recolha da Deco Proteste, há também a possibilidade de se recorrer ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível Jovem, do município de Lisboa, onde o alojamento estudantil é dos mais caros do país. As candidaturas podem ser feitas através da plataforma Habitar Lisboa.

No município do Porto é promovido o Programa Aconchego, uma iniciativa que pretende apoiar pessoas idosas que vivam em situação de solidão ou isolamento social ao acolher estudantes do ensino superior nas suas habitações, de forma gratuita. As candidaturas estão disponíveis através de formulário online.