DNOTICIAS.PT
Madeira

Centenas de pessoas na ordenação do Bispo madeirense em Braga

D. Nélio Pita, novo bispo auxiliar de Braga, disse que o “compromisso com a vida” vai ser uma prioridade, denunciando as vítimas das guerras em curso

Celebração da ordenação episcopal do madeirense, D. Nélio Pita, na Sé Primaz da Arquidiocese de Braga. Ver Galeria
Celebração da ordenação episcopal do madeirense, D. Nélio Pita, na Sé Primaz da Arquidiocese de Braga., Fotos: Agência Ecclesia

Esta tarde decorreu a celebração da ordenação episcopal do madeirense, D. Nélio Pita, na Sé Primaz da Arquidiocese de Braga.

A Sé de Braga foi pequena para receber centenas de fiéis que quiseram marcar presença na celebração de ordenação episcopal que foi presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro e ainda contou a presença do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

D. Nélio Pita, novo bispo auxiliar de Braga, disse hoje no final da sua ordenação episcopal que o “compromisso com a vida” vai ser uma prioridade, denunciando as vítimas das guerras em curso.

O novo bispo deixou uma palavra particular para os familiares: “Os meus pais e os meus irmãos e irmãs foram e continuam a ser os mestres que me transmitem as lições mais importantes”.

Recordamos que o papa Leão XIV nomeou a 6 de junho para bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, o religioso vicentino, o padre Nélio Pita de 51 anos.

D. Nélio Pita nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, Madeira, a 11 de outubro de 1973. Emitiu os votos na Congregação da Missão a 25 de março de 1999, tendo sido ordenado presbítero, na Sé do Funchal, a 20 de julho de 2000.

Obteve a Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, em 1999. Em 2003, concluiu a Licenciatura Canónica em Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. É mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa desde 2010, tendo realizado o Curso de especialização em Psicoterapia Psicodinâmica, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, em Lisboa, de 2014 a 2018.

Foi Diretor do Seminário Maior da Província Portuguesa da Congregação da Missão, de 2003 a 2008. Foi Pároco da Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, Lisboa, de setembro de 2008 a setembro de 2020.

De abril de 2020 a setembro de 2022 foi Provincial da Província Portuguesa da Congregação da Missão.
Desde julho de 2022 que, em Roma, exercia o ministério de Assistente Geral da Congregação da Missão.