DNOTICIAS.PT
Madeira

Construção de nova unidade de cuidados agudos de psiquiatria já arrancou

Casa de Saúde de São João de Deus vai disponibilizar 40 novas camas, num projecto que conta com 3,2 milhões de euros do PRR

Nova unidade deverá ficar concluída em Março do próximo ano. 
Nova unidade deverá ficar concluída em Março do próximo ano. , Foto ML

Já arrancaram as obras que vão permitir à Casa de Saúde de São João de Deus a disponibilização de 40 novas camas de cuidados agudos em psiquiatria.

A nova unidade está integrada no espaço daquela instituição, em Santo António, e está orçada em 4 milhões de euros, 3,2 dos quais têm origem no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

A empreitada recebeu, esta terça-feira, a visita do presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR e do secretário regional de Finanças, que se inteiraram dos desafios que se têm colocado àquela instituição de solidariedade social nas várias valências em que a mesma intervém. 

Na ocasião, Eduardo Lemos deu conta aos jornalistas de que a nova Unidade RENASCER – Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental deverá ficar pronta até Março de 2026, cumprindo os prazos definidos pela Comissão Europeia para o terminus da execução do PRR. Alguns dos doentes que deverão beneficiar desta nova infra-estrutura, esclareceu o directir da Casa de Saúde, já se encontram internados numa das outras valências da instituição, mas passarão a beneficiar de um acompanhamento mais adequado. 

Aquele responsável estima que uma unidade desta natureza necessitará de uma média de dois novos colaboradores por cada doente, reconhecendo o desafio que passa pela contratação de mais recursos humanos, nomeadamente enfermeiros e assistentes operacionais, mas também psicólogos ou outros terapeutas que irão integrar as equipas multidisciplinares que irão acompanhar tais doentes.