DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Celebrações do São João no Mercado da Penteada costumam durar mais do que um dia?

None

O mês de Junho é conhecido como o mês dos Santos Populares e, por toda a ilha multiplicam-se os eventos relacionados com estas datas. O Santo António foi o primeiro dos santos a ser celebrado e segue-se agora o São João. A 24 de Junho, terça-feira, é o seu dia e as autarquias já revelaram a programação.

Um desses casos foi o da Câmara Municipal do Funchal, que celebra o São João no Mercado da Penteada, entre uma série de outros eventos programados para esses dias. Aquando da publicação de uma notícia no site do DIÁRIO, revelando que o São João será celebrado no Mercado da Penteada a 23 de Junho, uma leitora questionou se a autarquia liderada por Cristina Pedra está “em contenção de despesas”, uma vez que, afirma, “sempre foram mais dias”. O nosso matutino decidiu esclarecer essa questão.

Recuando até ao ano passado, percebemos que o São João no Mercado da Penteada teve programação ao longo de três dias. Iniciou-se a 21 de Junho, prolongando-se até ao dia 23, domingo. A Associação de Animação Gerigonça, a Sociohabitafunchal, o Centro Comunitário Regional, a Casa do Povo do Monte e ainda a Associação Cultural e Recreativa do Galeão fizeram parte do certame. Além disso, houve actuações musicais com o Buzico, Banda Fixe, Madeira Brinco, Tony Jardim e José Luís Mendonça.

Já no ano anterior, em 2023, a Câmara Municipal do Funchal promoveu este evento entre os dias 23 e 25 de Junho. Isso mesmo foi dito por Isabel Brazão, directora do Departamento de Economia, Turismo e Mercados, aquando da sua participação o ciclo de conversas promovido pela TSF Madeira no âmbito da emissão especial para os Altares de São João. Essa emissão tratou-se de um evento especial, ao ar livre, na Rua Dr. Fernão de Ornelas.

O ano de 2022 foi um ano de regresso às comemorações de São João, no Mercado da Penteado. O evento não se realizou nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições decorrentes da pandemia de covid-19, que assolava o mundo. Em 2022 foram três dias de comemorações, que transformam o estacionamento desse espaço num arraial madeirense, com as marchas populares a acontecerem todos os dias, algo inédito na programação. Além de bandas de música e grupos folclóricos e de despique, houve ainda DJ e barracas de comes e bebes.

O cartaz das Festas de São João, na Penteada, em 2019, também foi de três dias. As marchas populares realizaram-se no dia 21 de Junho, sexta-feira, mas a programação estendia-se até domingo.

Três dias de festa também foram anunciados em 2018, referentes ao São João no Mercado da Penteada. A noite das marchas populares sempre foi considerada o ponto alto destas comemorações. À semelhança de outros anos, 400 figurantes participaram nesta iniciativa, que contou com os também tradicionais comes e bebes, bem como com actuações de DJ e de Ruben Aguiar.

Petiscos tradicionais e muita música. Assim foi descrita a programação do São João da Penteada no ano de 2017. Em 2016 as comemorações foram nos dias 24, 25 e 26 de Junho.

Leitora aponta que, por norma, as celebrações do São João / Santos Populares, no Mercado da Penteada, costumam durar mais do que um dia.