DNOTICIAS.PT
Explicador Desporto

As novas regras no futebol português em 2025/2026

None

Liga Portugal, organismo responsável pela organização das competições profissionais do futebol português, aprovou recentemente, em Assembleia Geral Extraordinária, novas para o futebol em Portugal e que vão entrar em vigor já na temporada 2025/2026.

Substituição extra de um jogador em caso de concussão - alteração da função mental ou do nível de consciência de um futebolista causada por um traumatismo craniano- e colocação de bolas nas laterais do relvado são as duas alterações aprovadas.

Estas mudanças visam, por um lado, melhorar a protecção dos jogadores e, por outro, aumentar a fluidez dos jogos de futebol. As alterações entrarão em vigor na temporada 2025/26 depois de rectificadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

A exemplo do que já acontece em outras ligas europeias, como a Premier League, a Liga Portugal aprovou a introdução de uma substituição adicional e permanente em casos de concussão, com o objectivo apenas de reforçar a protecção da integridade física dos jogadores. Esta nova regra mereceu a aprovação dos clubes pois todos entendem que é cada vez mais importante proteger, sem hesitar, a saúde dos atletas, neste caso futebolistas.

Foi igualmente aprovado um novo modelo para a reposição da bola em jogo, com a implementação do sistema de multibolas, que prevê a colocação de várias bolas junto às linhas laterais, uma medida que visa aumentar o ritmo e a fluidez das partidas e que já tinha sido testada na última final four da Taça da Liga e nos play-offs de acesso aos dois principais escalões do futebol português. Uma regra que há muito vinha a ser reivindicada por treinadores e jogadores.

Numa altura que o tempo útil de jogo tem diminuído nas várias competições do futebol português, a introdução destas duas novas regras vai, segundo os responsáveis dos clubes, tornar o futebol português mais atractivo e com menos pausas com a colocação de várias bolas nas laterais. Vai, acima de tudo, privilegiar as equipas que procuram incessantemente o golo.