O São João é na Calheta
Chegamos ao mês de Junho, aquele que nos abre as portas ao Verão e às Festas dos Santos Populares. Diz-se que é o mês do sono por causa do tempo nublado, mas se calhar porque também há menos tempo para dormir.
Por estas bandas já se sente o pulsar do São João, padroeiro das nossas Festas do Concelho. As comemorações já se iniciaram no dia cinco de junho e prolongam-se até o dia trinta. Sem esquecer os artistas locais, o programa é vasto e recheado de eventos para todos os gostos e faixas etárias. Desde o desporto, ao teatro, passando pela arte e muita música, juntar-se-ão algumas novidades. Entre outras teremos cinema, com o Filme “Crendices”, uma estreia da Associação 4litro, neste tipo de Espetáculos, a Festa Cultural Sul Africana e o espetáculo de multimédia que ocorrerá logo após o espetáculo pirotécnico e que virá abrilhantar ainda mais a noite do dia 21.
E a Festa não se esgota em todos os eventos e espetáculos que podemos assistir. É sobretudo a alegria e empenho que se sente de todos aqueles que preparam as Marchas Populares em cada uma das oito freguesias do concelho da Calheta.
E a prova disso mesmo é o crescimento do número de participantes, que no ano passado contou com cerca de setecentos e neste ano são já esperados oitocentos e cinquenta elementos de todas as idades.
É incrível sentir a sua amizade e camaradagem e ouvir de todos que a sua marcha será a melhor; que têm a melhor coreografia de sempre; que as roupas escolhidas são as mais bonitas, o que traduz acima de tudo a grande vontade de cada um, de, entusiasticamente dar o seu melhor.
E só por isso já ganharam todos e o resultado será certamente mais uma noite deslumbrante, com muita cor, ritmo e alegria ao som das Marchas de São João, sem sombra de dúvida o momento alto das nossas Festas.
Uma tradição que remonta há já algumas décadas, mais precisamente desde os anos oitenta, cuja semente foi-nos deixada por um grupo de pessoas do concelho, sendo que algumas delas infelizmente já não se encontram entre nós. No entanto o legado que nos deixaram associado à força de vontade e empenho das gerações seguintes fizeram com que se mantivesse viva esta que é atualmente uma das nossas maiores senão a maior festa com a interação e participação da população do concelho.
E só com o trabalho conjunto de todos, com o apoio das Juntas de Freguesia, Associações e empresas do concelho bem como de toda a população que participa ativamente na sua preparação, torna possível a organização das Marchas de São João, pela Câmara Municipal da Calheta.
Não é de agora que a união faz a força e da força de vontade nasce a obra.
Que assim se continue a marchar, não só por altura das Festas do São João mas em todos os dias do ano.
E não se esqueçam que por estes dias, a marchar, correr, de carro ou de barco todos os caminhos vêm dar à Calheta.
Juntem-se a nós e bom São João!