DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Cinco detidos e 7,3 toneladas de canábis apreendidas na operação 'Erva Daninha'

PJ apreendeu ainda 411 mil euros, 12 veículos e 11 armas no âmbito desta operação que também passou pela Madeira

None

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 7,3 toneladas de canábis e 411 mil euros na operação de terça-feira contra o tráfico de droga através de plantações legais de canábis, que culminou com cinco detidos, disse fonte da instituição.

Segundo a mesma fonte, foram ainda apreendidos na operação "Erva Daninha" 12 veículos e 11 armas.

No total, foram realizadas 64 buscas no continente e na Madeira, seis em Espanha, uma na Bulgária e outra no Chipre.

"A organização criminosa em causa, conhecendo as falhas e vulnerabilidades do sistema de fiscalização e controlo de exportação de canábis medicinal em Portugal, adquiria empresas farmacêuticas, depois criava sociedades comerciais licenciadas para o comércio por grosso, importação e exportação de canábis medicinal, acabando, na realidade, por enviar vários milhares de quilos de canábis para mercados ilícitos utilizando documentação de certificados falsos", referiu na terça-feira, em comunicado, a PJ.

A droga ter-se-á destinado aos mercados europeu e africano e a atividade duraria há alguns meses.

A investigação começou no início de 2022, no âmbito da cooperação com as autoridades espanholas, e tinha, numa primeira fase, culminado na apreensão de "um total de cerca de 1.200 quilos de anfetaminas (3-CMC e 3-MMC)".

O inquérito é titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, tendo participado na operação de terça-feira cerca de 300 inspetores, 48 peritos e 24 seguranças da PJ, seis magistrados do Ministério Público e três juízes.

PJ fez buscas na Madeira em empresa de plantação de canábis medicinal

O Expresso está a avançar que a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas em plantações de canábis medicinal em diversos pontos do pais, incluindo a ilha da Madeira. 

Apreendida documentação na Madeira no âmbito da operação 'Erva Daninha'

No âmbito da 'Operação Erva Daninha', a Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas numa empresa de plantação de canábis na Madeira, que resultou na apreensão de documentação. 

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo