DNOTICIAS.PT
Artigos

JPP, vai fiscalizar!

Hoje, dia 10 de abril de 2025, tomam posse para a XV Legislatura os 47 deputados que constituem o Parlamento Regional da Madeira. Uma legislatura que se prevê para 4 anos, sob a égide de uma minoria PSD, de braço dado com um(a) deputado(a) do CDS.

Para o JPP, com 11 deputados – partido que lidera a oposição - irá ser uma legislatura para consolidação do seu trabalho de fiscalização ao Governo Regional - uma das competências da Assembleia Legislativa Regional - e produção legislativa com vista à melhoria da qualidade de vida dos milhares de madeirenses e porto-santenses que, infelizmente, têm sido iludidos pelas falsas promessas do PSD à beira das eleições.

Ou seja, o JPP está preparado para fiscalizar ao pormenor todas as promessas do PSD em vésperas de eleições. Sem esquecer os telefonemas da Segurança Social, na sexta-feira, dia 21 de março, a perguntar se os idosos tinham recebido o complemento de pensão e com uma “suposta ameaça” de que, se Miguel Albuquerque não ganhasse as eleições esse complemento de pensão ia ser retirado, o JPP irá fiscalizar e não deixar esquecer o valor do salário mínimo regional de 1200 euros, as 1003 camas para lares e o novo lar com 54 camas e 20 vagas para centro de dia, que irá surgir no Santo da Serra. Uma obra que terá início em maio e estará concluída em setembro. Estaremos, também, atentos à “arrogância governativa” de um Governo Regional que teima em não cobrir o polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, penalizando 420 crianças/alunos, mas vai cobrir – e bem! - o polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo do Jardim da Serra, com muito menos alunos!

Nesta legislatura, o JPP vai estar atento ao que vai fazer a nova Secretária Regional da Saúde, que, enquanto presidente do Instituto da Segurança Social, afirmou que os lares da Região estão cheios, não há mais espaço e que a lei limita o número de camas em cada quarto, em resposta ao diretor clínico do SESARAM. Agora, como Secretária Regional da Saúde, esperemos que tenha essa mesma linha de pensamento e vamos lá trabalhar para acabar com o amontoado de doentes em macas nos corredores das urgências à espera de vaga para internamento.

É fundamental haver respeito pelas pessoas doentes, que não são números como as considerava o anterior Secretário Regional da Saúde! Que apenas governava para as estatísticas!

Como líder da oposição, o JPP vai estar atento ao plano de “combate” às 250 altas problemáticas que existem nos dois hospitais públicos da região e que causam graves problemas ao “serviço de internamento” de doentes.

Vamos estar atentos à transformação da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge em lar, prometido há quase 5 anos pelo PSD e nada foi feito! E, ainda, ao prometido aumento de camas no lar do Porto Moniz, obra orçamentada em 2 milhões de euros, para estar pronta até agosto de 2025. Está quase!!!

Vamos estar atentos à construção da Adega no Porto Santo, obra de 1.5 milhões de euros, anunciada em 2023, antes das eleições, e que ainda não saiu do papel.

Vamos estar atentos aos lares sem enfermeiros durante a noite, porque o Governo Regional não contrata, uma vez que o dinheiro destinado aos recursos humanos vai ser para “alimentar” amigos que os mantenham no poder!

Vamos estar atentos à falta de medicamentos na farmácia do hospital, (principalmente para doentes oncológicos) que prejudicam os doentes, comprometem o socorro nas urgências e colocam em risco os tratamentos!

Vamos estar atentos às listas de espera na Saúde, que Miguel Albuquerque e Pedro Ramos prometeram baixar consideravelmente, mas afinal foi tudo uma miragem: milhares e milhares de madeirenses continuam a aguardar por uma cirurgia, consultas de especialidade e exames de diagnóstico! Nem todos têm o contacto telefónico do anterior Secretário Regional da Saúde!

Vamos estar atentos!