Vergonhoso!
Vergonha! Tentarei resumir mas a situação torna-se quase impossível. Mas é algo que eu como muitos pais estamos a sentir neste momento. Estamos perante uma situação na qual a Creche Girassol, Infantário Carrossel da Escola Básica da Nazaré, está com falta de pessoal não docente (auxiliares). Infelizmente as próprias Educadoras estão a fazer trabalho em dobro porque estão a fazer o seu trabalho que é pré destinado mais o trabalho de auxiliar. As nossas educadoras deveriam estar focadas só no ensino, nas bases de ensino, para os nossos pequenos filhos tenham um melhor plano académico melhor para que estejam preparados para o 1.º ciclo que irão num futuro próximo, terão de se assimilar, adequarem e interagir... Acho vergonhoso, mesmo sendo uma escola pública muitos de Nós, Pais pagamos o máximo 124/5€ (até os 5 anos por mês), para que os nossos filhos(as) estejam no ensino público.
Dou os parabéns aos funcionários, educadoras até ao próprio Diretor de tentar de tudo para que a Secretaria Regional da Educação coloque mais pessoal na escola, algo que está sendo em vão.
Pergunto-me se é este o que o Governo Regional e a própria Secretaria Regional da Educação diz de evolução, porque não vejo evolução nenhuma, muito pelo contrário vejo retrocessos. O Futuro dos nossos filhos estão na nossa mão como pais, mas também na mão dos que governam. Infelizmente já estamos num Mundo cheio de incógnitas constantes, com drogas fáceis de adquirir, com jovens a se destruírem. Muitos culpam os pais, mas se não houver consensos entre escola, pais assim é que nunca teremos os nossos filhos em bons caminhos!
Eu como mãe pergunto se é isso que o Nosso Governo Regional e as Secretarias Regionais querem? A destruição dos nossos futuros. Nenhuma mãe, pai, avó, avô, tios, pessoas que prezam o bem estar dos seus educandos querem que isto desencadeie para outras situações, uma delas a autodestruição. Eu quero o melhor para o meu educando, como qualquer educador desejado para os seus, mas pergunto mais uma vez se é isso que as secretarias querem?! Porque não vejo nada da parte das autoridades Regionais.
E também peço que tenham muito mais consideração pelas educadoras, auxiliares, professores porque fazem o seu melhor para que os nossos pequenitos sejam resilientes, autónomos para o futuro.
Só tenho a agradecer as educadoras do Girassol que mesmo sem quase nenhuma auxiliar tentam ao máximo dar o seu melhor para os seus alunos.
O. F. Fernandes